Gastronomia

Dia do chocolate: gostoso e faz bem. Veja os benefícios dessa guloseima

Chocolate faz parte da vida de todos nós. E não é por outro motivo que 7 de julho é considerado o Dia Mundial do Chocolate. Não se sabe ao certo a origem dessa data. A versão mais aceita é que ela marque a chegada do chocolate à Europa, no século XV, vindo das Américas, onde muito tempo antes já era consumido e degustado por maias e astecas.

Independentemente dos motivos, porém, o que importa é comemorar. E nós do Shopping Interlagos não poderíamos ficar de fora disso! Afinal, aqui você encontra todo tipo de chocolate, em barras, trufas, doces, bolos ou naquele copo com leite, bem quentinho, para espantar o frio do inverno. 

Existem vários tipos de chocolate no mercado: ao leite, branco, meio amargo, amargo e ruby, por exemplo. E para quem tem restrições alimentares, é possível encontrar essa guloseima nas versões sem açúcar, sem lactose ou veganas. E você sabia que além de gostoso o chocolate faz bem? É verdade, sim! Quer ver? Olha aqui três benefícios que essa guloseima tão especial pode trazer para você.

Chocolate traz felicidade

Não é apenas degustar essa delícia que nos deixa feliz. A sensação de bem-estar ao comer chocolate é cientificamente comprovada, vem da ação da endorfina e da dopamina, substâncias relacionadas ao relaxamento.

Chocolate estimula a paixão

Essa é outra “lenda”, mas que também tem boa dose de fundamento. O cacau, de acordo com alguns especialistas, por conter uma substância química chamada feniletilamina, é capaz de estimular a paixão e proporcionar sensações relacionadas ao amor. Tem coisa melhor do que isso?

Chocolate é bom para a saúde

Consumir chocolate regularmente também traz diversos benefícios para a saúde. Estudos mostram que chocolate melhora o fluxo arterial e tende a diminuir a coagulação das plaquetas e o risco de obstrução dos vasos sanguíneos.  Além disso, o chocolate amargo ainda ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.  Mas uma regra é importante para isso, segundo os especialistas: nada de abusar, o consumo deve ser sempre de moderado.

Agora que você já sabe que além de gostoso, chocolate faz bem, que tal uma receita para fazer em casa com a família e festejar esse Dia Mundial do Chocolate de uma forma gostosa e saudável. Anota aí então:

Torta Mousse Duo de Chocolate com tortinhas

Ingredientes

Para a massa da Torta:

  • 2 embalagens de biscoito tipo tortinha de chocolate
  • 25 g de manteiga gelada

Para a mousse de chocolate:

  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 100 g de creme de leite UHT
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 1 envelope de gelatina sem sabor em pó (12 g)

Para a mousse de chocolate branco:

  • 300 g de chocolate branco picado
  • 100 g de creme de leite UHT
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 1 envelope de gelatina sem

Modo de Preparo

  1. Triture meio pacote de biscoito tipo tortinha de chocolate até virar uma farofinha.
  2. Transfira para um recipiente, coloque a manteiga e misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa grossa.
  3. Em uma assadeira de fundo removível de 20 cm, cubra todo o fundo com a massa. Espalhe uniformemente e refrigere.
  4. Junte o chocolate ao creme de leite UHT e leve ao micro-ondas por 30 segundos.
  5. Misture e leve novamente por mais 10 segundos. Repita esse processo até que todo o chocolate esteja derretido e vire um creme liso. Reserve.
  6. Dilua a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e misture ao creme de chocolate.
    Bata o creme de leite fresco até ponto de chantilly e misture delicadamente ao creme de chocolate. Espere firmar um pouco fora da geladeira.
  7. Distribua as tortinhas de chocolate por dentro da forma, nas laterais, uma ao lado da outra. Elas devem estar dispostas na parte inferior, com o chocolate virado pra fora, apertando levemente sobre a massa para fixar bem.
  8. Coloque o mousse de chocolate delicadamente, espalhe bem, deixando a superfície bem lisa e volte para a geladeira.
  9. Enquanto isso, faça o mousse de chocolate branco da mesma forma que o escuro, porém, aguarde firmar um pouco mais que o outro antes de usar.
  10. Faça outra volta de tortinhas de chocolate sobre os que já estão na forma, intercalando para que fiquem em ziguezague.
  11. Despeje o mousse delicadamente, alisando a superfície e leve pra gelar por pelo menos 4 horas.

Dicas: Pode triturar as tortinhas no multiprocessador ou liquidificador.
Coloque os mousses delicadamente para que os biscoitos não saiam do lugar. 

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 10 porções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *