Entretenimento,  Infantil

Férias de julho: conheça a brincadeira certa para cada idade

Com a chegada das férias, as crianças só pensam em uma coisa: brincar! Mas a hora da brincadeira vai muito além da diversão, sendo uma grande aliada para o desenvolvimento psíquico, motor e social da criançada.

Por isso, as férias são o melhor momento para que os pais consigam usar o tempo livre das crianças para incentivar o aprendizado de uma forma divertida.

Se você tem dúvidas de como escolher as brincadeiras ideais para seus filhos, de acordo com a idade, confira nossas dicas!

Até um ano

O primeiro ano de vida das crianças é fundamental para estimular seus sentidos, já que é a fase em que eles estão descobrindo o mundo ao seu redor.

Tudo o que envolve cores, texturas, sons e formas chama a atenção dos pequenos. Por isso, invista em chocalhos, móbiles, brinquedos de encaixe e brinquedos de borracha que possam ser levados à boca.

Na hora da brincadeira, também vale estimular seus sentidos, cantando músicas e batendo palmas ou despertando sua curiosidade em frente a um espelho.

Tudo o que envolve cores, texturas, sons e formas chama a atenção dos pequenos. Por isso,

De 1 a 2 anos

Nessa idade, as crianças já brincam e andam sozinhas. Por isso, é importante estimular o seu equilíbrio e a sua criatividade.

Para brincar com a imaginação dos pequenos, abuse das brincadeiras de colorir, seja com tinta guache, lápis de cor ou giz de cera. Além disso, teatro com fantoches também é uma boa ideia.

Já para o equilíbrio, algumas opções de brincadeiras ideais são piscina de bolinha, triciclo e até mesmo carrinhos ou outros brinquedos de empurrar.

De 3 a 5 anos

Entre os 3 e os 5 anos, as crianças ainda estão na fase da fantasia e da imaginação. No entanto, já possuem gostos e personalidades mais definidos.

Por isso, a hora de brincar passa a ser também uma forma de expressão dos seus sentimentos e sua identidade e podemos incentivá-las com brincadeiras que estimulam a criação como, colagem, massinha, lousas e instrumentos como pandeiro e piano.

De 6 a 9 anos

Com essa idade, as crianças já frequentam a escola e estão desenvolvendo sua autonomia, habilidades de leitura e raciocínio lógico. Além disso, uma característica muito importante dessa faixa etária é a interação com outras crianças e brincadeiras em grupos.

Estimule seus filhos a brincar em equipe, jogar futebol ou queimada, e a desenvolver suas habilidades de raciocínio por meio de brincadeira como mímica, jogos de tabuleiro e quebra-cabeça.

Brinquedos como bicicleta, patins e patinete também são bem-vindos nessa idade.

A partir de 10 anos

Aqui as crianças já passam a ser consideradas pré-adolescentes, o interesse por brinquedos diminui e um grande desafio dos pais é estimular a hora de brincar fora dos celulares, vídeo games e outros aparelhos eletrônicos que prendem a atenção por horas.

Um meio de contornar essa situação é incluir seus filhos em atividades de socialização de acordo com as preferências e a personalidade de cada um. Para isso, a prática de esporte como natação ou artes marciais e a frequência em aulas de música, teatro ou dança são ótimas opções.

Gostou das nossas dicas? Então, reserve uma hora de brincar com seu filho. Aproveite as férias se divertindo com ele e estimulando seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *