Gastronomia,  Infantil

Volta às aulas: 6 dicas saudáveis para preparar a lancheira das crianças

A volta às aulas já está aí. E uma preocupação sempre vem à mente dos papais e das mamães, todo início de ano: o que seus filhos vão levar na lancheira? Uma alimentação adequada, em casa ou na escola, é importante para o desenvolvimento das crianças, e melhora no aprendizado. Mas, no corre-corre do dia a dia nem sempre temos muito tempo de pensar nisso, não é mesmo? Por isso, a gente preparou aqui cinco dicas para você preparar um lanchinho ao mesmo tempo saboroso e nutritivo para seus filhos levarem para a escola.

Considere a idade da criança

A merenda escolar deve variar de acordo com a idade de cada criança, já que as necessidades são diferentes em cada fase do crescimento. Na pré-escola, o mais importante é oferecer alimentos variados, pois nesse período nossos filhos estão desenvolvendo o paladar, precisam experimentar novos sabores que vão fazer parte do seu cardápio no futuro.

Já no ensino fundamental, quando as crianças já têm vontade própria e capacidade de escolher aquilo que preferem, o desafio é conjugar o gosto pessoal com um lanche balanceado e saudável. A melhor opção nesse caso é proporcionar um lanchinho bem variado, saboroso e, acima de tudo, nutritivo. Com aquilo que seu filho gosta.  

Imagem: Adobe Stock

Prefira alimentos frescos e naturais

Frutas sempre enriquecem a merenda das crianças. De preferência às que são mais fáceis de comer, como banana, maçã, uva, morango, tangerina ou mirtilo. Mas você também pode picar e colocar em um potinho melão, mamão, kiwi ou melancia que normalmente as crianças adoram. Mas quer dar uma variada? Tomatinhos cereja ou palitinhos de legumes como cenoura e pepino são uma ótima pedida. 

Imagem: Adobe Stock

Bolos e biscoitos feitos por você

Bolachas de água e sal ou cream cracker, snacks naturais e torradinhas, sanduiches de pão integral também podem compor o lanchinho das crianças. Mas, se você tiver tempo, que tal colocar a mão na massa e fazer você mesmo a merenda saudável dos seus filhos. Assar um pão de queijo ou pão de batata, apostar em receitas gostosas de cookies e bolos caseiros vai dar um gosto personalizado. E você ainda pode convidar os pequenos para ajudar a preparar os quitutes, tornando ainda mais prazerosa a preparação.

Imagem: Adobe Stock

Água e sucos naturais

Como ficam um longo período na escola, as crianças precisam de hidratação, principalmente nos dias mais quentes do ano. Uma garrafa de água, portanto, é indispensável. Mas, para acompanhar o lanchinho, nada melhor do que um suquinho, não é mesmo? Se feito em casa, com frutas naturais, melhor ainda. Se isso não for possível, escolha no supermercado os sucos zero açúcar ou corantes e com menor presença de conservantes em sua fórmula. Leia sempre a embalagem. Ah! E a água de coco é sempre uma boa opção também.

Imagem: Adobe Stock

Iogurtes com pouco açúcar

Vale a mesma regra dos sucos: os iogurtes naturais, sem ou com mínima adição de açúcar são excelentes opções para unir sabor e diversão, além de conquistar a preferência da garotada. O iogurte é um componente importante do lanche escolar, por ser uma proteína láctea, com efeitos bem positivos, como aumentar a imunidade das crianças, além de possuir cálcio, uma substância importante para um crescimento saudável.

Imagem: Adobe Stock

Frutas secas e desidratadas

Por fim, uma ótima opção de merenda são as chamadas frutas secas, como passas, castanha, damasco, amêndoas e nozes. Entre suas virtudes, esses produtos são ricos em gordura boa, contribuindo para dar mais energia aos pequenos na escola. Frutas desidratadas como banana, laranja e abacaxi também podem ser opções para incluir na lancheira escolar.

Viu como não é difícil preparar uma merenda saudável para seu filho voltar às aulas com muito mais energia e bem-estar? E por falar em volta às aulas, não esqueça: aqui no Shopping Interlagos você encontra tudo o que precisa! Vem pra cá!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *