Saúde

Dormir bem no verão: 5 dicas para você não perder o sono

Para a maior parte das pessoas, noites quentes e sono tranquilo são duas coisas que não combinam. A sensação de calor intenso, de fato, é algo que prejudica o descanso. Um estudo realizado por pesquisadores holandeses revelou que para cada um grau de aumento da temperatura ambiente, nossa dificuldade de dormir aumenta em até 11%. E isso traz consequências muito ruins para a nossa saúde.

Dormir bem, entre sete e oito horas por noite para os adultos, é fundamental para manter o equilíbrio do nosso corpo. Afinal, é quando estamos dormindo que o organismo exerce variadas funções que visam repor nossas energias e regular nosso metabolismo. Por isso, apesar do calor que promete ser cada vez mais intenso nesse verão, é preciso fazer um esforço para manter a qualidade do nosso sono. Está na dúvida do que fazer? Veja as dicas que preparamos aqui para você. E bom sono!

Imagem: Adobe Stock

Atente-se aos estimulantes antes de dormir

Essa, na verdade, é a primeira regrinha para quem quer dormir bem, seja no verão ou em outra época do ano. Café, refrigerantes, alguns tipos de chás e de bebidas com álcool aumentam o estado de alerta e podem atrapalhar o sono. O uso intenso de aparelhos eletrônicos – aqui incluídos os celulares – na cama ou pouco antes de dormir também pode alterar a necessidade do sono, já que a luz que eles emitem impede a produção de melatonina, importante para quem busca dormir melhor.

Imagem: Adobe Stock

Tenha uma alimentação leve e saudável

Comer alimentos saudáveis, como frutas e verduras, também ajuda a dormir melhor, especialmente no verão.  Já a ingestão de carnes e gorduras aumenta o tempo de digestão, o que pode provocar uma sensação de mal-estar prejudicial ao sono.  É aconselhável que a última refeição ocorra cerca de duas horas antes de ir para a cama.

Imagem: Adobe Stock

Mantenha o quarto arejado

Deixar janelas abertas permite a renovação do ar dentro do cômodo o que é importante para a qualidade do que você está respirando. Mesmo que você tenha ar-condicionado em casa, é recomendável que em algumas horas do dia permita e entrada do ar natural no seu quarto.

Imagem: Adobe Stock

Escolha a roupa de cama adequada

Para os meses de verão, a melhor opção é usar lençóis de tecidos mais leves, como o algodão ou o linho, que ajudam a controlar a temperatura corporal e reduzem a sensação de calor, além de absorver o suor.

Imagem: Adobe Stock

Use umidificador nos dias mais secos

Embora o verão seja também a estação mais chuvosa do ano, as mudanças climáticas têm provocado longos períodos sem chuvas, também nessa época do ano. E o ar seco é ruim para a saúde, dificulta a respiração e consequentemente o sono. Por isso, o uso de aparelhos umidificadores é recomendado nessas situações, para manter a umidade do ar e assegurar uma respiração mais suave o que vai ajudar no sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *