Saúde

5 dicas para não perder o ritmo e se exercitar no inverno

A estação do frio chegou e essa época é sinônimo de agasalhos elegantes, cobertas quentinhas e receitas saborosas para aquecer o copo. Mas, mesmo com aquela preguiça que bate com a baixa das temperaturas, praticar exercícios é essencial para manter a saúde, queimar calorias e garantir muito mais energia para enfrentar as tarefas do dia a dia. 

Pensando nisso, separamos cinco dicas bem práticas para você manter o seu corpo ativo nos dias mais frios e não perder o ritmo em seus treinos. Quer entrar nessa onda? Então vem com a gente e se prepare para uma rotina de treinos com alegria e determinação.

Aqueça o corpo antes de começar os treinos

Imagem: Adobe Stock

Nas temperaturas mais baixas do ano, os riscos de lesões ganham muito mais força, especialmente por conta da maior rigidez dos músculos devido ao frio. Por conta disso, inserir exercícios de alongamento, aquecimento da musculatura e articulações, são essenciais para preparar o corpo antes das atividades físicas, ajudando o seu organismo a atingir a temperatura ideal para a prática dos exercícios de forma mais produtiva.

Escolha o melhor horário

Sabemos que um dos principais desafios nos dias mais frios é sair mais cedo da cama não é mesmo?! Mesmo que você tenha o costume de treinar pela manhã nas outras estações do ano, você pode adaptar o horário de inverno conforme a sua rotina permitir. Por exemplo, como os termômetros costumam marcar as temperaturas mais baixas durante a manhã e à noite, uma boa dica é programar seu treino para o final da tarde ou a hora do almoço, conciliando com as outras demandas do dia a dia. Descobrir em quais momentos do dia você possui mais energia e entusiasmo para se exercitar é uma ótima forma de contornar o desanimo e manter o treino em dia.

Imagem: Adobe Stock

Use roupas ideais para o treino

Com a queda nas temperaturas, você também precisará escolher as peças certas para manter o corpo aquecido e garantir produtividade em seu treino. Se você não costuma sentir tanto frio, uma camiseta de manga longa de poliamida é uma boa opção. Já para os mais friorentos, calça, meia e camiseta confeccionada em fleece, um tecido que isola termicamente o calor e jaqueta corta vento, são os itens indispensáveis em seu guarda-roupa para a rotina de exercícios durante o inverno, mantendo seu corpo aquecido.

Imagem: Adobe Stock

Priorize atividades que você gosta

Mesmo nos dias mais frios do ano, lembre-se que a prática de exercícios deve ser um hábito prazeroso e, por isso, priorize as práticas que você mais gosta. Essa é uma forma de manter a motivação e não perder o ritmo, até a primavera chegar. Dança, yoga, lutas, pilates e caminhada, por exemplo, são atividades que podem contribuir para você se animar no inverno. Afinal de contas, praticando aquilo que te agrada, os resultados serão muito mais gratificantes e enfrentar o frio será muito mais fácil!

Imagem: Adobe Stock

Respeite os seus limites

Por fim, defina metas que respeitem os seus limites. Os objetivos do seu treino, como perder peso, ganhar condicionamento físico, diminuir os níveis de colesterol, dentre outras intenções, devem estar sempre alinhados às recomendações de profissionais da área de educação física, médicos e nutricionistas. Esse suporte será essencial para driblar os desafios do frio, garantir a eficiência e te manter com muito mais disposição para chegar aos resultados desejados!

Gostou das nossas dicas? Aqui no Shopping Interlagos você conta com lojas que oferecem roupas de treino, tênis e itens para otimizar a sua prática, além da SmartFit para te auxiliar em seus objetivos e a não te deixar parado na época mais fria do ano. Vem pra cá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *