Gastronomia

Conheça os tipos de uva e os segredos da harmonização com o menu

Existem vários tipos de uva no mundo, estima-se que mais de 8 mil, a maioria destinada a produção de vinho, mas hoje vamos falar daquelas que compramos nos mercados, que são chamadas de uvas de mesa e costumam ser mais doces.

A maioria das pessoas tem dificuldade na hora de escolher a uva e saber qual delas harmoniza com cada prato ou até em saber as características de cada uma. Por isso trouxemos hoje algumas dicas para você não errar ao escolher.

Uva Itália

A uva Itália é a mais comum no Brasil, com uma casca verde-clara ou amarelada, ela é crocante e tem sementes. Harmoniza com receitas doces ou salgadas de textura mais mole, pois acrescenta crocância, além de dar um toque adocicado.

Uva Thompson

Conhecida por não ter semente, ela possui um sabor mais neutro e consistência crocante. É recomendado consumi-la junto com receitas mais doces, por conta do seu sabor mais neutro, de forma que ela complemente o prato sem deixar enjoativo. Também é muito usada para fazer uvas passas.

Uva Rubi

Essa uva é mais durinha, grande, com um aroma mais neutro. É indicado consumi-la em menor quantidade, como um contraponto doce para pratos mais frescos como saladas. Também serve bem como sobremesa em qualquer refeição.

Uva Crimson

Pequena, sem semente e adocicada, essa uva costuma complementar muito bem pratos de entradas e aperitivos, como queijos, saladas e quiches. Também harmoniza bem com peixes de sabor mais marcante.

Uva Niágara

A Niágara combina com pratos de sabores mais fortes, como um complemento perfeito. Seu sabor neutro e textura mais gelatinosa ficam ótimos em molhos e reduções para carnes vermelhas, por exemplo.

Gostou das dicas para aproveitar o máximo do sabor de cada uva? Agora, se você gosta mais dos vinhos e quer aprender sobre eles, também ensinamos aqui como combina-los com a comida da melhor forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *