Gastronomia

5 temperos especiais que você precisa ter sempre na sua cozinha

Alho, sal e cebola todo mundo tem em casa. Nada contra esses são ingredientes que usados na dose certa podem de fato fazer a diferença na preparação de um prato. Mas você pode ir muito além disso em suas receitas. São muitas as variedades de ervas e especiarias que podem dar um toque especial ao cardápio da sua casa. E não é difícil encontrar esses produtos, tudo está ao seu alcance nas prateleiras dos supermercados. Vamos então inovar? É só ter vontade! Anota aí a nossa dica de cinco temperos que não podem faltar na sua cozinha!

Imagem: Adobe Stock

Páprica

A versatilidade é uma marca dessa especiaria. Produzida a partir de pimentões secos, ela pode ser encontrada em três opções distintas: doce, defumada ou picante. Além do sabor, essas variedades proporcionam cores diferenciadas – o vermelho é dominante – ao prato que você prepara.

Imagem: Adobe Stock

Manjericão

Essa erva você pode cultivar em casa, num vaso na varanda ou no quintal. É o ingrediente ideal para o preparo de um molho do tomate ou um molho pesto. Mas também pode ser usado na salada, na pizza ou no tempero de uma receita de peixe, por exemplo.

Imagem: Adobe Stock

Alecrim

É outra plantinha fácil de cultivar em casa e colher as folhinhas do seu próprio pé para colocar na comida. O alecrim, diferentemente de outras ervas, não perde sustância quando levado ao forno. Por isso é perfeito para seu usado em receitas de marinados, todos os tipos de carnes, especialmente, para dar um toque gostoso nas batatas assadas.

Imagem: Adobe Stock

Coentro

O coentro é uma erva que, entre outras propriedades, facilita a digestão. Tempero com sabor marcante, muito forte para alguns, é bastante usado na culinária baiana, contribuindo com seu sabor inconfundível para o preparo da moqueca e do bobó. Mas também faz parte da cozinha mexicana, onde é usado no preparo da guacamole, e da cozinha peruana para temperar o ceviche.

Imagem: Adobe Stock

Pimenta do Reino

Uma explosão de sabor e de cores é como pode ser definida a pimenta do reino. Encontrada nas cores verde, vermelha, branca e preta, tem aplicação bem eclética na culinária brasileira.A pimenta preta, a mais comum no Brasil,serve principalmente para temperar carnes vermelhas e aves, enquanto a pimenta branca é mais adequada a receitas de peixes e frutos do mar.

Gostou das dicas? Então agora é com você. Experimente, inove nas suas receitas, descubra quais são os seus temperos favoritos. A seu jeito de cozinhar nunca mais será o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *