Gastronomia

Receitas fáceis e rápidas para o dia das mães: Aproveite essas dicas

O Dia das Mães está chegando. Tem hora melhor para você fazer uma surpresa para elas? Não, não estamos falando apenas daquele presente especial que ela certamente vai adorar. É muito mais do que isso. Que tal ir para a cozinha e preparar aquele almoço saboroso para marcar o domingo? Nós vamos ajudar você. Preparamos aqui uma lista de receitas fáceis e rápidas para o dia das mães. Pode ter certeza, você vai surpreender sua mãe – ou sua esposa – com um cardápio inesquecível. Então, escolha o prato mais adequado ao gosto dela e mãos na massa!

Lasanha Quatro Queijos
(Para mamães vegetarianas)

O que precisa para preparar o molho

– 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
– 8 colheres (sopa) de farinha de trigo 
– 1 litro de leite
– 2 folhas de louro
– 2 cravos
– 1 cebola pequena
– 1 pitada de noz-moscada
– 1 pitada de pimenta-do-reino
– sal a gosto
– 150 g de queijo gorgonzola 

O que precisa para montar a lasanha: 

– 500 g de massa de lasanha fresca e pré-cozida
– 600 g de queijo mussarela ralado 
– 1 pote de requeijão cremoso
– 100 g de queijo parmesão ralado

Como fazer:

Vamos começar pelo molho de gorgonzola. Coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha e toste-a mexendo sempre até que comece a exalar aroma de castanhas (cerca de 2 minutos). Adicione o leite, aos poucos, mexendo vigorosamente para não formar grumos. 
Para aromatizar o leite, corte a cebola ao meio e, em uma das metades, espete a folha de louro com o cravo para que fique presa. Coloque as metades de cebola no molho e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, mexendo sempre até começar a engrossar (cerca de 15 minutos). Tempere com a noz moscada e a pimenta-do-reino e retire as metades de cebola.  Amasse o gorgonzola com um garfo e junte-o ao molho ainda quente mexendo até que derreta completamente. 

Pronto, é hora de montar a lasanha. Escolha um refratário grande e fundo. Espalhe uma camada fina de molho de gorgonzola no fundo. Distribua as lâminas de massa para lasanha formando uma camada, não há problema se ficar algum espaço entre elas. Adicione outra camada de molho e distribua 1/3 do queijo mussarela formando uma camada uniforme. Continue alternando as camadas de massa, molho de gorgonzola e mussarela. Finalize espalhando um pouco do molho e acrescente o requeijão cremoso em pingos. Distribua dessa forma por toda a superfície. Cubra com o molho de gorgonzola restante e polvilhe o parmesão. 
Leve ao forno preaquecido (180°C) e asse por cerca de 40 minutos, ou até que a lasanha esteja gratinada na superfície. 

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Feijão tropeiro com Bacon e Linguiça Defumada 
(Para mamães radicais)

O que precisa:

– 500 g de feijão carioquinha cozido
– 100 g de bacon
– 200 g de linguiça calabresa
– 1 concha de óleo
– 1 cebola média picada
– 4 dentes de alho
– 5 ovos cozidos
– 1 colher de sopa de sal com alho
– Cheiro verde a gosto
– 200 g de farinha de mandioca

Como fazer:

Coloque o óleo em uma panela e doure o bacon e a linguiça defumada. Frite bem. Acrescente a cebola cortada em fatias finas. Adicione o alho, o sal e os ovos, misturando com cuidado para que não se despedacem muito. Abaixe o fogo, acrescente o feijão já cozido. Misture a farinha aos poucos e ao final o cheiro verde. Sirva bem quente

Rendimento: 6 porções 
Tempo de preparo: 1 hora

Gnocchi ao Molho de Nata com Salmão e Linhaça
(Para mamães naturais)

O que precisa para preparar o molho:

– 2 colheres (sopa) de amido de milho
– ½ litro de leite
– 500 g de nata
– 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
– sal e noz moscada gosto

O que precisa para preparar a massa:

– 1 pacote de gnocchi
– 400 g de salmão
– 3 dentes de alho, picados
– 1 limão espremido e raspado
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 3 tomates sem sementes, em cubos 
– 1 maço de brócolis, sem os talos
– 1 xícara (chá) de castanha do Pará, triturada
– 1 xícara (chá) de linhaça torrada 
– sal e ervas finas a gosto
– queijo parmesão a gosto

Como fazer:

Comece preparando o salmão. Em uma assadeira média, acomode o salmão, tempere com alho, sal, ervas finas, azeite, caldo e raspas de limão. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por 20 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 5 minutos. Retire do forno, corte o salmão em lascas e reserve. Enquanto isso, você pode ir preparando o molho de nata. Dissolva bem o amido de milho no leite e leve ao fogo junto com os demais ingredientes mexendo sempre até engrossar. Acerte o sal, acrescente a noz moscada e reserve.  Em uma frigideira pequena, aqueça o azeite, salteie o brócolis e o tomate. Acerte o sal e reserve. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de nata e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as lascas de salmão e o refogado de brócolis com tomate. Salpique a castanha do Pará, a linhaça, o queijo parmesão e sirva a seguir, bem quentinho.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Espiral ao Molho de Abóbora com Couve
(para mamães veganas)

O que precisa para preparar o molho:

– 4 colheres (sopa) de azeite
– 2 dentes de alho, picados
– 500 g de abóbora, cozida
– 2 tabletes de caldo de legumes
– sal e salsinha a gosto

O que precisa para preparar a massa:

– 1 pacote de massa espiral 
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 cebola média, picada
– 2 dentes de alho, picados
– 1 maço de couve manteiga, em tirinhas
– sal a gosto

Como fazer:

Comece preparando o molho. Leve a abóbora ao liquidificador, os tabletes de caldo de legumes, 1 ½ xícara (chá) de água quente e bata até formar um creme. Acerte o sal, tempere com salsinha e reserve. Em uma frigideira grande, coloque azeite, a cebola, o alho, junte a couve e deixe refogar até murchar. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de abóbora e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima o refogado de couve e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Cheesecake de Ameixa 
(para todo tipo de mamães)

O que precisa para fazer a massa

– 1 pacote de biscoito de aveia
– 1 xícara (chá) de ameixas sem caroço

O que precisa para fazer o recheio

– 1 xícara (chá) de queijo tipo cottage
– ¼ xícara (chá) de iogurte grego
– 1 ovo
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 2 colheres (sopa) de amido de milho
– ½ colher (chá) de essência de baunilha
– 1 colher (sopa) de raspas de limão

O que precisa para fazer a cobertura: 

– 1 xícara (chá) de geleia de frutas vermelhas

Como fazer:

Vamos começar pela massa. Bata o biscoito no liquidificador até formar uma farofa. Reserve em um recipiente. No mesmo copo do liquidificador, adicione a ameixa e bata até formar uma pasta. Misture o biscoito triturado com a ameixa e acomode, compactando a massa dentro de uma forma de fundo removível. Para fazer o recheio, bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje sobre a massa já aberta na forma. Depois, leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 30 minutos ou até que o creme esteja bem firme. Espere esfriar, tire da forma e cubra com a geleia de frutas vermelha de sua preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *