Saúde

Yoga: como começar a praticar em casa

O Yoga é uma prática milenar que começou na Índia e que ganhou o mundo. Só no Brasil já são mais de 5 milhões de praticantes e a tendência é que esse número continue a crescer nos próximos anos. Yoga é uma palavra sânscrita que se refere a um conjunto de “ferramentas” que podemos usar para estruturar, manter ou até mesmo restaurar o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente, sempre associado a um modo de vida construído sobre a compreensão da integração existente entre todos os seres e o Universo.

As ferramentas mais conhecidas do Yoga são os asanas, as posturas, o pránáyáma,  que é um conjunto de técnicas respiratórias usadas para expandir e equilibrar nossa vitalidade promovendo estabilidade mental e emocional, e a meditação, que pode se apresentar na forma de exercícios de visualização, de concentração mental e também, de contemplação do conhecimento.

Como começar a praticar yoga em casa

Para começar a prática do Yoga não é necessário a compra de nenhum material ou realização de investimentos, isso porque a prática utiliza apenas o corpo como instrumento. Posteriormente, caso vire adepto, pode adquirir um tapete próprio para a prática do Yoga, que ajudará na realização dos exercícios.

  • Coloque roupas confortáveis: por utilizar o corpo como instrumento, é essencial que você escolha roupas confortáveis para a prática do Yoga. Camisetas, leggings e bermudas são os mais recomendados. Nos pés, você pode estar descalço ou com meias antiderrapantes, dependendo da superfície em que irá fazer seus exercícios.
  • Escolha um lugar calmo: a prática do Yoga não é apenas uma atividade física, ela é um estilo de vida que busca o equilíbrio entre corpo e mente, por isso, o seu momento de prática deve ser pleno. Escolha um local calmo, onde não haverá interferências e de preferência que seja arejado e te traga paz.
  • Fique de frente para seu computador ou TV: Como você ainda é um iniciante na prática do Yoga em casa e irá seguir as orientações de um profissional via vídeo, se posicione de frente para a TV ou computador, isso ajudará na realização das posturas.

Benefícios do Yoga

Melhora a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais evidentes da yoga. Só de ver as pessoas praticando já dá pra perceber que é preciso bastante flexibilidade para fazer certas posturas. Vale lembrar que não é preciso ser flexível para começar a yoga. Muito pelo contrário, esta é uma conquista da prática consistente dessa atividade. 

Constrói músculos fortes

Uma das habilidades desenvolvidas com a prática da yoga é a força. As posturas ajudam a fortalecer os músculos, pois exigem bastante resistência para manter o equilíbrio, e isso faz muito bem para saúde.

Melhora a postura

Através das técnicas de yoga, o praticante adquire uma maior consciência corporal, o que o deixa mais atento à postura ao longo do dia. Os movimentos específicos para a coluna, por exemplo, podem ainda ajudar a prevenir hérnias e a compressão de nervos.

Previne dores nas articulações

Durante a prática da yoga, as articulações podem ser beneficiadas, pois os movimentos (feitos de forma correta) auxiliam a aliviar a rigidez e podem reduzir a pressão articular. Isso ajuda a prevenir a artrite, pois faz o líquido sinovial (que nutre as articulações) fluir, diminuindo o atrito entre as cartilagens e ossos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *