Fique por Dentro

5 dicas para estudar em casa

Estudar é uma atividade que demanda uma certa organização, dedicação, disciplina e concentração, ainda mais quando precisamos estudar em casa. E para quem não está habituado, criar essa rotina de estudo pode ser um grande desafio. Por isso, trouxemos cinco dicas que vão ajudar você a fazer seu estudo em casa render mais. Olha só!

1. Siga uma rotina!

Pode parecer óbvio, mas ter uma rotina é essencial na hora de estudar, principalmente em casa. Estabeleça horários fixos para começar e terminar de estudar, de preferência em um período em não tenha muitas distrações ao seu redor. E siga isso diariamente a fim de evitar que seu tempo de estudo se perca. Manter o sono em dia também é muito importante!

2. Escolha o lugar certo!

Assim como os horários, ter um lugar fixo para estudar em casa é fundamental, pois, com o hábito, seu cérebro começa a se condicionar e toda vez que você se senta no local de estudos, fica bem mais fácil se concentrar nas atividades. Escolha um lugar que você use apenas para essa finalidade, onde encontre um pouco de silêncio.

3. Se organize e crie um cronograma!

A organização é aliada de qualquer atividade e com o estudo em casa não poderia ser diferente. Deixe o material sempre organizado para que você saiba onde encontrar tudo bem facilmente. Além disso, uma boa dica é criar cronogramas de estudo semanais e mensais, de forma que você consiga visualizar tudo o que já estudou e ainda precisa ser estudado. 

4. Cuidado com as distrações!

Não é só a TV ligada ou o barulho de carros vindo da rua que podem desviar a  atenção quando se estuda em casa. A principal distração, muitas vezes, está em nossas mãos: o celular. Por isso, desligue o seu smartfone ou o deixe bem afastado de você. Se está estudando através da internet, concentre-se no que interessa e evite abrir páginas de redes sociais ou outros sites durante as atividades.

5. Faça pausas para descansar!

Como tudo na vida, a hora do estudo também necessita de equilíbrio. Não descansar ou descansar em excesso podem atrapalhar toda a sua rotina. Por isso, o recomendado é que em média a cada 40 minutos você pare para descansar por uns 10 minutos. Isso ajuda o cérebro a absorver melhor as informações e torna mais fácil memorizar o que foi estudado anteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *