Casa & Decoração

Como fazer uma horta em casa? 5 dicas para saber o que plantar

Um lugar bem ventilado, onde bata um pouquinho de sol por algumas horas do dia, na varanda, na cozinha ou mesmo na área de serviço. Pronto! Isso é tudo o que você precisa para cultivar ervas e temperos que vão deixar sua comida ainda mais saborosa. Além do mais, cultivar uma horta em casa é uma forma agradável e relaxante de ocupar o tempo, deixando de lado a correria do dia-a-dia. Se animou? Veja aqui, então, cinco dicas para saber como fazer sua horta em casa.  Coloque a mão na massa – ou na terra – e aproveite. 

1 – Onde plantar sua horta em casa.

Na falta de um quintal, são muitas as opções que você pode ter para plantar sua horta em casa. Vasos e floreiras são as alternativas mais práticas e decorativas já que oferecem variedade de cores e formatos. Mas embalagens recicláveis como garrafas pet, latas de aço e alumínio, caixas tetrapak e potes de vidro têm um custo mais baixo e um valor ecológico. Mas não se esqueça de abrir um furo no fundo para permitir a saída do excesso de água. Caixotes de madeira são outra boa ideia, mas dependem de um espaço maior.

2 – Como preparar a terra para plantar sua horta em casa

O ‘solo’ onde você vai plantar deve ser fértil e fofo para permitir a entrada dos nutrientes e da água de que as plantinhas precisam para crescer saudáveis. Você pode comprar a terra em supermercados e lojas especializadas em jardinagem, mas fique atento à qualidade do produto: é sempre recomendável que essa terra tenha sido adubada corretamente, de preferência com elementos orgânicos.

3 – Cuidados com o cultivo da horta em casa

Regar as plantas é fundamental. A terra deve manter-se úmida, mas nunca encharcada. O excesso de água pode levar à proliferação de fungos e bactérias. Dê preferência aos regadores que tem várias saídas no bico – tipo chuveiro – que distribuem melhor o fluxo da água. É preciso retirar ervas daninhas que nascem para roubar os nutrientes da terra. Use sempre luvas para mexer na terra. E se você não tem pá, uma colher usada pode ajudar nessa função. Se surgirem pulgões, lagartas e lesmas, pragas frequentes, use sempre inseticidas naturais. Nada de agrotóxicos.

4 – O que plantar na horta em casa?

Em uma horta de quintal, cenoura, alface e couve são ótimas opções para você plantar. Mas quando o cultivo se dá em espaços menores, as ervas e temperos que você usa na sua alimentação diária, produtos típicos da culinária brasileira, são as melhores opções para plantar em sua horta em casa. Cebolinha, manjericão, salsa, hortelã, são plantinhas de fácil cultivo e que não exigem cuidados especiais para crescer. Escolha a muda em locais confiáveis, procure preferencialmente as que são cultivadas de forma orgânica, sem dúvidas mais saudáveis.  

5 – Compartilhe com as crianças sua horta em casa

Para quem tem filhos pequenos, ter uma horta em casa pode proporcionar momentos agradáveis para curtir em família. Convide as crianças para participarem de todo o processo. Plantar, regar e principalmente colher, certamente vai ajudá-las a compreender a importância de cuidar da natureza e influenciar seus hábitos alimentares, tornando-as mais saudáveis. Afinal, quem resiste a um prato temperado com ervinhas que ele mesmo colheu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *