Fique por Dentro

Compra mensal ou compra semanal: qual a melhor opção para você?

Cada consumidor tem seu hábito. Os mais velhos, que viveram nos tempos da hiperinflação, quando os preços nas prateleiras eram reajustados mais de uma vez por dia, se acostumaram a fazer a compra mensal, uma forma de preservar o poder aquisitivo do salário. Era receber e ir direto para o supermercado. Hoje em dia, porém, tanto quanto a questão econômica, o que pesa na frequência de ir ao supermercado é o estilo de vida de cada um, o tempo disponível para as compras, o gosto de escolher o que vai colocar na mesa, o tipo de material de limpeza que vai usar em casa.

Mas, afinal, o que é mais vantajoso para você e para o seu bolso: compra mensal ou compra semanal? Procuramos listar aqui as vantagens e desvantagens de cada opção. Coloque na balança e veja o que, de fato, é o melhor para você e a sua família.

Vantagens da compra semanal

1 – Produtos mais frescos: 

Carnes, frios, frutas, legumes e verduras são alimentos perecíveis. Só quem faz compras semanais tem condições de incluí-los no cardápio do dia-a-dia, o que é indispensável em uma alimentação balanceada. 

2 – Ofertas mais acessíveis: 

Com a maior frequência de visitas ao supermercado, é possível aproveitar melhor as ofertas sempre disponíveis em cada estabelecimento. Você tem mais chances de conseguir preços melhores e isso pode representar uma boa economia no final do mês.

3 – Maior controle das quantidades:

Para quem vai ao supermercado toda semana  é mais fácil saber o que realmente está faltando em casa, o que é preciso comprar, evitando assim gastos desnecessários e maior desperdício.

Desvantagens da compra semanal

1 – Mais tempo perdido: 

Compras semanais fazem com que você tenha de enfrentar mais vezes a fila do caixa nos supermercados. Além disso, essa tarefa consome um tempo que você poderia estar aproveitando ao lado da família, por exemplo. 

2 – O perigo das tentações: 

Comprar supérfluos é sempre um risco. E quanto mais o carrinho circula por meio das prateleiras coloridas dos supermercados, maior é a tentação de compra que se impõe a você. 

Vantagens da compra mensal

1 – Planejamento doméstico: 

Como já sabe o que vai ter em casa durante todo o mês, fica mais fácil você planejar o cardápio das refeições e outras atividades domésticas como a limpeza da casa, sem ter de se preocupar com a falta de produtos.

2 – Leve X e pague Y: 

Com a necessidade de comprar em maior quantidade, é possível sempre aproveitar promoções desse tipo. Os supermercados que vendem por atacado, com produtos em fardos, também são uma boa opção para quem prefere a compra mensal

Desvantagens da compra mensal

1 – Sem comparação: 

Ao contrário da compra semanal, quando se pode variar cada dia em um supermercado, a compra mensal é feita em um só estabelecimento, o que impede a comparação de preços e pode representar um gasto maior.

2. Perdas e desperdícios: 

A compra mensal aumenta o risco de que os produtos que ficam guardados no armário da cozinha ou na despensa percam a data de validade e não possam mais ser consumidos. Esse cuidado tem de ser permanente para quem faz compra mensal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *