Gastronomia

Experimente nossa receita e conheça a história do hambúrguer

No Dia Mundial do Hambúrguer, nada melhor do que… preparar um hambúrguer! Isso é de regra. Mas antes de experimentar a receita especial que sugerimos aqui, que tal saber um pouco mais da história do mais popular sanduiche do planeta? Você vai se surpreender.

A primeira notícia que se tem de carne comprimida e em formato redondo data do século XIII. Os cavaleiros a serviço do imperador Gengis Khan, da Mongólia, em suas conquistas pela Ásia e Europa, levavam a carne de caça – alimento preferido da tropa naquela época – em um espaço apertado, entre a sela e o corpo dos cavalos. Dessa forma, formava-se uma pasta que para ser consumida era amassada e moldada na forma dos hambúrgueres atuais.

Assim, o costume dos guerreiros mongóis se espalhou pelas terras dominadas. Já no século XVII, em Hamburgo, na Alemanha, um açougueiro desenvolveu uma nova técnica, decidiu moer a carne ao invés de amassar. O resultado foram bifes arredondados que o homem temperou com iguarias da culinária germânica, dando um toque diferenciado A guloseima se popularizou, virou recheio de sanduiche e cruzou o oceano Atlântico, em 1904, desembarcando nos EUA na Feira Mundial de Saint Louis, no Missouri. Foram os americanos que deram o passo que faltava para a universalização dos hambúrgueres como consumimos hoje em dia pelo mundo.

Agora que você já sabe a origem do hambúrguer, é hora de preparar o seu. Anota aí a receita especial que a gente mostra aqui e mão na massa. Ou melhor, mão na carne.

Hambúrguer com Queijo Reino e Molho de Cebolas Caramelizadas

Ingredientes:

Para o Molho:

  • 4 (sopa) de ketchup
  • ½ colher (sopa) de molho de mostarda
  • 1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel
  • 1 pitada de sal
  • 1 cebola
  • 1 colher (chá) de azeite
  • 2 colheres (chá) de aceto balsâmico

Para o Hambúrguer:

  • 300 g de patinho moído 2 vezes
  • 300 g de acém moído 2 vezes
  • 200 g de queijo reino fatiado
  • sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Comece com o molho: faça uma mistura com o ketchup, o molho de mostarda e a glucose. Junte 2 colheres (sopa) de água e tempere com sal.

Corte a cebola em fatias bem finas. Aqueça o azeite em fogo médio, junte as fatias de cebola e refogue-as, mexendo sempre, até que fiquem douradas. Junte o aceto balsâmico e cozinhe um pouco mais, até que a cebola fique macia e com um tom dourado. Nesse momento, incorpore a mistura dos molhos e mexa bem. Reserve para a montagem do lanche.

Faça o hambúrguer: coloque o patinho e o acém moídos em uma tigela e amasse bem até que formem uma única massa. Separe em 4 porções e faça bolinhas. Achate as bolinhas com as mãos e acerte as bordas com os dedos para formar os hambúrgueres.

Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando estiver bem quente, unte com um fio de óleo e tempere a superfície dos hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino. Doure-os de um dos lados, vire-os com uma espátula e divida sobre eles as fatias de queijo reino. Abafe com uma tampa e deixe os hambúrgueres terminarem de dourar e o queijo derreter (cerca de 3 minutos).

Sirva acompanhado do molho de cebola, de uma salada de folhas e de chips de batata, ou monte um lanche combinando os hambúrgueres com alface americana, tomate, maionese e pão preto ou branco. Experimente também, combinados com pão australiano.

Variação:

Você pode substituir o molho de cebolas caramelizadas por um molho de cogumelos frescos. Em um fio de azeite doure 1 xícara (chá) de cogumelos frescos fatiados (shiitake, portobelo ou paris) junte ½ xícara (chá) de creme de leite (100 ml) e deixe reduzir até formar um molho encorpado. Desligue o fogo, tempere com sal e ervas frescas como tomilho, salsinha ou cebolinha.

Gostou? Uma delícia, não é mesmo? Hambúrguer é sempre hambúrguer, não importa como é servido. Agora, se você não quer dar uma de chef nesse dia do hambúrguer, também não tem problema. Passa aqui no Shopping Interlagos. Opções não faltam para você comer aquele hamburgão delícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *