Fique por Dentro

Você sabe a história das cores e da camisa do seu time do coração?

Não basta ter uma só. Se você é um apaixonado pelo seu time, um amante do futebol, com certeza tem no armário uma coleção de camisas, estamos certos? É assim mesmo, hoje em dia, quando o design dos uniformes muda a cada temporada, todo torcedor fica tentado a acrescentar todo ano mais um exemplar a sua coleção. Mas você sabe a história da camisa do seu time do coração? De onde vieram as cores que despertam a sua paixão? Não? Então prepare-se para descobrir, embarque com a gente nessa viagem ao mundo da bola.

História da camisa do Botafogo

O primeiro uniforme do Botafogo, lançado em 1904, era branco com meias alaranjadas.  A tradicional camisa listrada em preto e branco surgiu dois anos depois, inspirada no uniforme da Juventus italiana por sugestão de influente sócio que havia estudado na Itália e se apaixonado pelo clube de Turim. O escudo da estrela solitária só foi incorporado em 1913. Além da camisa, o uniforme do Botafogo tem uma outra marca tradicional: o uso de meiões cinzas, adotado na década de 1950 e que quebrou o costume de meias brancas ou nas cores do clube.

História da camisa do Corinthians

O branco da camisa do Corinthians surgiu por acaso. Logo que o clube foi fundado, em 1910, o bege era a cor oficial. Mas eram tempos difíceis, o uniforme tinha de ser lavado depois de cada jogo pois não havia camisas e calções para trocar. Assim, o bege desbotou com as lavagens e acabou ficando branco. Os sócios gostaram e a cor foi oficializada no manto do Timão. O calção preto veio logo depois, numa combinação que perdura até hoje. Já a camisa preta com listras brancas foi criada em 1915 e se tornou uma das principais marcas do time!

História da camisa do Flamengo

A primeira camisa do Flamengo ficou conhecida como Papagaio de vintém. O apelido surgiu porque lembrava os desenhos das pipas que eram vendidas por camelôs do Rio por qualquer vintém. O ano era 1912, o futebol do clube começou e para diferençar o uniforme das peças que já eram utilizadas pelos atletas do remo do time, a atividade principal do clube naquela época, foi criada uma camisa xadrez em vermelho e preto. Já em 1916, o time repaginou o visual das camisas, inserindo as faixas horizontais rubro-negras que até hoje é a base do seu uniforme.

História da camisa do Fluminense

O primeiro uniforme do Fluminense era branco e cinza. Quando dois dos fundadores do clube foram a Londres, comprar tecidos para confeccionar as camisas, encontraram dificuldades para conseguir alguma coisa com essas cores e sugeriram então a mudança para o verde, grená e branco. Assim, em 1905, um ano depois de uma assembleia de sócios acatou as novas cores, o time estreou a camisa tricolor em listras verticais que perdura até hoje. Já a camisa branca surgiu em 1910. Era igualmente importada da Inglaterra, confeccionada em lã o que acabou se tornando à época um transtorno para os jogadores.

História da camisa do Palmeiras

Quando foi fundado em 26 de agosto de 1914 o Palmeiras, que então se chamava Palestra Itália, adotou o uniforme verde, branco e vermelho, referência à bandeira italiana. Em seu primeiro jogo, o time usou uma camisa vermelha com calções brancos e meias verdes. Por conta da Segunda Guerra Mundial, o Palestra teve de mudar de nome e virou Palmeiras. Assim, a camisa verde, que já era usada pelo time muito antes disso, foi definitivamente incorporada. E sempre fez muito sucesso: em 2018, uma pesquisa realizada pelo diário esportivo Marca, de Madrid, na Espanha, elegeu o uniforme palmeirense como o mais bonito do mundo. 

História da camisa do Santos

Nem sempre o Santos foi o time do preto-e-branco. A primeira camisa santista era listrada em azul e branco com detalhes dourados, mas só foi usada nos três primeiros jogos disputados pelo time, em 1912. Logo no ano seguinte, uma questão prática levou à mudança: era difícil encontrar quem fabricasse uma camisa com essas cores e a solução foi mudar para o manto alvinegro.  Já o mundialmente conhecido uniforme branco, imortalizado pelo Rei Pelé, só surgiu em 1925 e tinha então uma faixa preta, fina, na cintura, como se fosse um cinto. E foi ele, com algumas variações, que levou o Peixe por duas vezes a tornar-se campeão do mundo e emocionar o planeta.

História da camisa do São Paulo

Entre os grandes clubes brasileiros o São Paulo talvez tenha sido o que menos alterações fez no seu uniforme. A tradicional camisa branca com as faixas preta e vermelha no peito é usada desde a fundação do clube, em 1930. E isso tem uma explicação. A listra vermelha representa o Club Athletico Paulistano e a preta a Associação Atlética das Palmeiras, clubes que se fundiram para formar o Tricolor do Morumbi.  Já a camisa com listras verticais nas três cores, que continua sendo usada até hoje com algumas variações no estilo que surgiram nos últimos dois anos, mas que continuam conquistando o coração dos torcedores do clube paulistano!

História da camisa do Vasco

O Vasco da Gama, desde sempre, é conhecido como o time dos portugueses. Sua primeira camisa era preta com uma cruz em vermelho no peito, uma referência ao símbolo usado nas caravelas e uma demonstração da fé do povo lusitano. Tudo, aliás, no uniforme vascaíno, tem simbolismo.  O preto e o branco representam a ideia de que o clube está aberto a pessoas de todas as raças e origens sociais, sem discriminação. A faixa diagonal, com a cruz vermelha no peito, usada inicialmente pelos atletas do remo, só foi adotada bem mais tarde pelo futebol. E aqui cabe destacar uma curiosidade: apesar do clube ser conhecido como “cruzmaltino”, e a Cruz de Malta estar no hino, o modelo real nunca foi usada, confundida com a Cruz Pátea ou a Cruz da Ordem de Cristo.

Gostou? Não dá para resistir, não é mesmo? Então, venha ao Shopping Interlagos completar a sua coleção! Aqui você encontra a camisa e muito mais acessórios para libertar sua paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *