Casa & Decoração,  Gastronomia

Mesa Posta de Natal: dicas para uma recepção surpreendente

Dezembro é um mês especial! Afinal de contas, as festas de final de ano marcam essa época, e a decoração da casa merece um cuidado especial nesse mês festivo, especialmente a mesa posta de Natal onde a ceia será servida.

E é claro que vamos te ajudar nessa missão! Confira as dicas que selecionamos para você preparar uma mesa posta charmosa, elegante e surpreendente para a recepção de seus convidados. E, para fechar com chave de ouro, você também vai aprender a preparar um cheesecake de nozes para a sua ceia de Natal. Vem conferir com a gente!

Capriche na escolha das toalhas

As toalhas fazem toda a diferença na composição da mesa posta de Natal. Além de deixar o ambiente mais incrível, esse item é uma ótima opção para proteger a mesa, especialmente para quem receber crianças na ceia.

Para não ter erro, aposte nas opções brancas, vermelhas ou com estampas características. São opções clássicas e que deixam sua decoração com a cara do Natal. 

Aposte nos arranjos de centro de mesa

Sabe quais itens que dão um toque diferenciado na decoração? O Natal é a época perfeita para usar e abusar das velas, flores, frutas da época, pinhas, enfeites e ramos de pinheiro.

As louças também merecem sua atenção

A escolha das louças também é um passo muito importante! Para deixar a mesa bem criativa escolha peças com estampas temáticas como renas, pinheiros ou ramos de romã. Se você preferir, louças em tons de branco, vermelho, verde escuro ou dourado também deixarão a sua mesa preparada para o momento da ceia com todo o cuidado que a data pede.

Veja algumas inspirações que trouxemos para você:

Separe os melhores copos e taças

Não deixe copos e taças de fora da sua mesa posta de Natal. Fique de olho nos modelos que vão harmonizar perfeitamente com as bebidas que serão servidas durante a ceia. Se estiver na dúvida sobre qual cor utilizar, as peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos de decoração!

Invista em guardanapos temáticos

Além de serem ótimas opções para deixar a mesa com o espírito natalino, você encontra facilmente guardanapos temáticos para a decoração em lojas de decoração! Se quiser mais requinte, opte por colocar à mesa guardanapos fabricados em tecidos, como linho ou algodão. 

Se você adora um toque especial e criativo, não esqueça de usar e abusar de raminhos, fitas e cartõezinhos desejando feliz natal para os seus convidados.

Receita de sobremesa para a ceia de Natal

As nozes fazem parte das celebrações de Natal há muito tempo. Na Roma Antiga, acreditava-se que a sua cor representava prosperidade. Para inovar na tradição, trouxemos uma receita de cheesecake, um doce que vem ganhando o paladar dos brasileiros, com esse símbolo tão significativo.

Cheesecake de nozes com caramelo cremoso     

Ingredientes

Massa

200g de biscoito maisena

50ml de leite

Recheio

30g de açúcar

30ml de leite

12g de gelatina sem sabor incolor

1 limão

Raspas de limão

200ml de creme de leite fresco

20g de açúcar

100g de nozes

200g de cream cheese

Cobertura

½ xícara de chá de açúcar

1 colher de sopa de manteiga ou margarina

1 pitada de sal

200ml de creme de leite

Modo de preparo

Massa

Coloque os biscoitos no processador, bata por 2 minutos ou até obter uma farofa, junte o leite, misture bem. Forre o fundo e as laterais de uma assadeira de aro removível (21 cm de diâmetro) com a massa, pressionando com as pontas dos dedos. Leve à geladeira por 30 minutos ou até a massa ficar firme

Recheio

Numa tigela, misture o cream cheese e o açúcar, reserve. Dissolva a gelatina com 30ml de leite, leve ao microondas por 15 segundos. Acrescente a gelatina ao cream cheese e misture, esprema o suco do limão, separe as raspas e reserve. Bata 200ml de creme de leite fresco com 20g de açúcar na batedeira até ficar com uma consistência firme, misture com o cream cheese, separe 150g dessa mistura e reserve, acrescente as nozes trituradas ao recheio restante, coloque essa mistura sobre a base de biscoitos e leve à geladeira por 20 minutos. Coloque o creme reservado por cima do recheio e leve à geladeira por mais 20 minutos.

Cobertura

Em uma panela média, coloque o açúcar e leve ao fogo médio para derreter, até o ponto de caramelo claro, junte a manteiga, o sal e continue mexendo por 2 minutos. Apague o fogo e junte o creme de leite, misture bem e reserve. Retire o cheesecake da geladeira e coloque a cobertura fria. Decore com nozes tostadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *