Saúde

Nova estação: 6 dicas para cuidar da saúde das crianças

A cada estação do ano, os cuidados com a saúde se renovam. Especialmente com as crianças, que precisam de uma atenção especial para evitar situações corriqueiras, mas que incomodam no dia a dia e podem trazer consequências mais sérias. Com a chegada do outono, o ar fica mais seco e as temperaturas tendem a baixar, os ambientes ficam mais fechados o que contribui para a circulação de vírus.  Os pequenos são os que mais sofrem.

Gripe, laringite, resfriado, sinusite, bronquite e, em casos extremos até pneumonias são alguns tipos de infecções respiratórias típicas dessa época do ano. Manifestações alérgicas, asma e rinite também costumam surgir com mais intensidade. Por isso, é preciso se prevenir. E algumas atitudes vão ajudar nossos filhos a superarem essa fase sem maiores intercorrências. Quer ver como não é difícil cuidar da saúde dos pequenos? Olhe essas dicas.

Imagem: Adobe Stock

Mantenha em dia a vacinação

Essa é a primeira recomendação. A cada ano, novos vírus são acrescidos à gama de proteção, o que torna a vacinação regular indispensável para manter a boa saúde das crianças. Ah, e já que você vai vacinar seu filho contra a gripe, que tal conferir a carteirinha e ver se toda as vacinas estão em dia? Isso é um ato de amor, nunca se esqueça disso!

Imagem: Adobe Stock

Cuide da alimentação e da hidratação

Ter uma alimentação balanceada vale para qualquer época do ano. No outono, porém, isso faz muita diferença. Consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes reforça a imunidade, aumentando a proteção do organismo contra as doenças da estação. E não pense que por conta das temperaturas mais baixas o consumo de líquidos é menos importante. Água e sucos de fruta ajudam a manter a hidratação.

Imagem: Adobe Stock

Reforce os cuidados com a casa

Manter a casa limpa e arejada ajuda a combater as alergias e as doenças respiratórias. Uma dica é deixar de lado a vassoura e o espanador, que levantam pó, dando preferência ao aspirador ou um pano úmido na hora da limpeza. Se o seu filho tem propensão a problemas respiratórios, uma boa medida é retirar peças que acumulam ácaro e pó, como, tapetes, almofadas e bichos de pelúcia dos ambientes que ele frequenta, como o quarto e a sala de estar. Manter um umidificador sempre ligado também é importante para manter a qualidade do ar.

Imagem: Adobe Stock

Reforce os cuidados com a casa

Evite o ressecamento da pele

Consulte um dermatologista e escolha um hidratante específico para proteger a pele do seu filho nesses meses em que a umidade do ar é menor. Evite os banhos muito longos e com água muito quente, pois isso contribui para o ressecamento da pele da criança. E não relaxe no uso de filtro solar: o sol de outono, mesmo com temperaturas mais amenas, queima da mesma forma que no verão.

Imagem: Adobe Stock

Tenha sempre um casaquinho à mão

Como o outono é uma estação de transição entre verão e inverno, é comum em boa parte do Brasil que a temperatura sofra variações repentinas durante um mesmo dia. Por isso, é preciso se prevenir.  Mesmo quando sair de casa com uma roupa mais leve, é sempre recomendável levar um casaquinho ou uma blusa mais quente para o seu filho.

Imagem: Adobe Stock

Consulte regularmente o médico

Por fim, uma recomendação muito importante: aos primeiros sintomas de uma doença, seja uma simples gripe ou resfriado, ou sempre que achar necessário, não deixe de ligar para o pediatra do seu filho ou buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde. Dessa forma você tira todas as suas dúvidas e mantém a saúde da criança sempre em dia!  

Gostou das nossas dicas? Aqui no Shopping Interlagos você também pode cuidar da saúde nas clínicas especializadas. Para um diagnóstico preciso, o Laboratório Lavoisier realiza exames clínicos e de imagem, e o Cema – Medicina Especializada, oferece tratamentos nos Olhos, Ouvidos, Nariz e Garganta. Cuide do bem-estar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *