Gastronomia

Conheça a origem da colomba pascal e aprenda uma receita deliciosa

A Páscoa está chegando. E com ela vem aquela vontade de degustar a colomba pascal, uma iguaria tão típica dessa época do ano quanto os tradicionais ovos de chocolate.

Mas, calma! Que tal saber a origem dessa guloseima e como ela se tornou um símbolo pascoal em todo o mundo, antes de conhecer a sua receita para prepará-la e tornar o domingo de Páscoa ainda mais saboroso? Vamos lá?

Origem da colomba pascal

Se ainda existe alguma dúvida sobre a representatividade da colomba pascal, uma coisa é absolutamente certa: essa iguaria surgiu na Itália antiga e desde o início foi um símbolo de tolerância e harmonia. Diz a lenda que o rei Albuíno da Lombardia, ávido pela conquista de novos territórios no Norte da Itália, lançou uma ofensiva para conquistar a cidade de Pavia. O que seria uma batalha fácil, acabou se tornando um conflito demorado. E a resistência enfrentada por seus exércitos fez o rei jurar vingança. Até que recebeu um doce em forma de pomba da paz, preparado por um padeiro de Pavia e entregue por um cocheiro, o que fez com que os ânimos se acalmassem na região. O sabor da iguaria encantou Albuíno que, vencido pela boca, desistiu da invasão.

Na forma de pomba, símbolo universal da paz e representação do Espírito Santo, a receita da colomba pascal se espalhou pelos países cristãos da Europa onde tornou-se tradição. Na maioria dos lugares é consumida pelas famílias no café da manhã do domingo de Páscoa. Na Itália, também é servida na segunda-feira, que eles chamam de ‘Pasquetta’. O fato é que esse costume, principalmente por influência dos imigrantes italianos, também chegou ao Brasil onde vem se popularizando cada vez mais, ano após ano, também em uma versão simplificada, em formato oval.

Colomba pascal e Panetone

Muita gente ainda confunde a colomba pascal e o panetone. E não é para menos. Os ingredientes, afinal, são praticamente os mesmos, o que muda são as proporções das duas receitas: a colomba leva mais manteiga, água e açúcar o que deixa o resultado mais úmido. Por causa do formato, ela também assa mais rápido o que exige um cuidado mais delicado durante o preparo: se passar do tempo no forno, a cobertura amarga e tudo se põe a perder.

Imagem: Adobe Stock

Receita para a sua colomba pascal

Agora que você já sabe a história da colomba pascal, é hora de colocar a mão na massa e preparar o prato para o café da manhã do seu domingo de Páscoa. Anota aí a receita e encante sua família e os amigos com esse sabor especial.

Ingredientes para a massa

  • 500 g de farinha de trigo
  • 30 g de fermento biológico fresco
  • 100 g de manteiga
  • 100 g de açúcar
  • 5 gemas de ovos
  • 1 colher de café de sal
  • 120 ml de leite
  • 3 colheres de sopa de raspas de laranja e/ou limão-siciliano
  • 2 xícaras de chá de frutas secas ou gotas de chocolate

Ingredientes para a cobertura

  • 4 colheres de sopa de leite integral morno
  • 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 xícara de chá de amêndoas torradas e picadas
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

  1. Esfarele o fermento com as mãos e coloque em um recipiente;
  2. Adicione 2 colheres de sopa de farinha e 4 colheres de sopa de água;
  3. Misture bem e depois deixe essa mistura fermentar por volta de 20 minutos, até que o volume dobre de tamanho;
  4. Bata em velocidade baixa, em uma batedeira, o restante da farinha de trigo, as gemas, o açúcar, o sal, as raspas de cítricos, o leite e a manteiga;
  5. Junte a massa de fermento e aumente a velocidade da batedeira, aos poucos;
  6. Bata pelo tempo necessário para que a massa fique elástica;
  7. Envolva as frutas secas em uma colher de sopa de farinha de trigo, misturando com as mãos;
  8. Junte as frutas secas na batedeira;
  9. Deixe essa massa crescer dentro da forma descartável, em local aquecido, até dobrar de volume;
  10. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar;
  11. Para preparar a cobertura, misture o leite, o açúcar de confeiteiro, as amêndoas torradas, a canela e o açúcar mascavo até dar o ponto de calda.
  12. Despeje a calda por cima da colomba, após esfriar. Depois é só servir!

Gostou da dica? Vai ficar uma delícia, pode ter certeza. E não se esqueça, Páscoa é aqui, no Shopping Interlagos. Você encontra e uma super variedade de ovos de chocolate e colombas pascais para deixar sua Páscoa ainda mais incrível. Vem conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *