Saúde

Mês da mulher: exames preventivos que não podem faltar no checkup

Para celebrar o mês da mulher, mês especial e simbólico, não podemos esquecer dos cuidados necessários para a manutenção da saúde feminina. Afinal de contas, com a realização de diversos exames de rotina é possível prevenir e identificar doenças, além de garantir melhor qualidade de vida. 

Por isso, separamos uma lista com os principais exames que não podem faltar em seu checkup. Ficou curiosa? Então vem conferir e cuide-se ainda mais! 

Exames de sangue

Imagem: Adobe Stock

Os exames de sangue permitem a checagem de alterações hormonais, níveis de colesterol, anemia, triglicérides, vitaminas e a presença de IST. Geralmente são realizados anualmente, mas a frequência pode variar conforme a necessidade verificada pelo médico responsável. E já podem ser solicitados partir do primeiro ano de idade das meninas.

Papanicolau

Imagem: Adobe Stock

O exame é indicado para a detecção do câncer de colo de útero e outras infecções na região. O Papanicolau deve ser realizado anualmente, a partir do início da vida sexual, ou conforme orientações do médico ginecologista.

Colposcopia/vulvoscopia

Esse exame é indicado para os casos em que é detectada algum tipo de alteração do colo do útero ou paredes vaginais, ou como complemento para o Papanicolau. Precisa ser solicitado pelo médico ginecologista.

Imagem: Adobe Stock

Mamografia

A mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama precocemente. O exame deve ser colocado em sua rotina anual após os 40 anos, inclusive nas pacientes de baixo risco. Já para mulheres acima dos 20 anos, é recomendada a realização do autoexame de mama que torna possível identificar anormalidades como a presença de lesões, irritações, dores incomuns, nódulos e alterações de texturas na pele. 

Ultrassom transvaginal

Conhecido também como ecografia transvaginal, o exame é indicado para rastreamento de câncer de ovário, diagnóstico de miomas, cisto ovariano e outras alterações. Deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 35 anos. 

Densitometria óssea

Após a menopausa, o exame deve ser realizado a cada dois anos para avaliação da perda de massa óssea e risco de osteoporose, problemas que podem ocorrer por conta do desequilíbrio hormonal provocado pela cessação da menstruação. Durante a menopausa ocorre a queda da produção de estrógeno, hormônio que funciona como uma proteção natural para mulher, especialmente para a saúde dos ossos.

Viu como existem várias formas de se prevenir? Não deixe de manter as consultas regulares para conferir os exames necessários, tratamentos e dicas para você manter sua saúde em dia. Passe em nossas clínicas médicas e aproveite para promover o seu bem-estar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *