Infantil,  Saúde

5 dicas para aquecer o bebê nos dias frios de inverno

Os dias mais frios do ano estão aí.  E para quem tem bebê em casa é muito importante mantê-los bem quentinhos e confortáveis, seja no berço, ou quando levamos para um passeio ao ar livre. Essa não é apenas uma questão de bem-estar, mas também de saúde, afinal, com o bebê corretamente protegido do frio, os riscos de doenças respiratórias típicas desse período do ano, são muito menores.

Mas, como aquecer os pequenos? Vamos te ajudar nessa missão. Anote aí as dicas que preparamos para você. São roupinhas, acessórios e algumas atitudes que você pode incorporar ao seu dia a dia. E lembre-se: aqui no Shopping Interlagos o que não faltam são opções para você manter seu bebê bem aquecido nesse inverno. Então, não fique aí esperando, vem logo para cá conferir.

Cuidados na hora do banho

Small cute black child sitting at bath, washing, playing with soap and foam, indoors, copy space, white background, happy childhood, banner. adorable kid enjoying hygiene skincare procedures
Imagem: Adobe Stock

O banho do bebê no inverno merece uma atenção superespecial. Você precisa cuidar da temperatura da água que deve ficar em torno de 37 graus. Também é recomendável escolher um horário mais quentinho, entre 11 da manhã e três da tarde. Além disso, se atente no tempo do banho, evitando que a água esfrie. Por fim, cuide do ambiente, veja se não há correntes de ar e deixe a toalha, bem felpudinha, sempre à mão.

Cuidados na hora de dormir

First days of little baby infant sleeping in straw crib wearing white pajamas at home top view. Childhood.
Imagem: Adobe Stock

As noites, as madrugadas principalmente, são os momentos em que a temperatura fica ainda mais baixa no inverno.  Vestir o bebê com aquele pijama bem quentinho de flanela é essencial, mas não é tudo. Para que o pequeno fique ainda mais protegido, um acessório perfeito é o porta-bebê, que funciona como um saco de dormir. Você pode optar também, é claro, por cobertores, mantas e edredons, mas é preciso muita atenção para evitar cobrir a cabeça, o que pode sufocar a criança.

Cuidados para aquecer o quarto do bebê

Modern portable electric heater in child room, space for text
Imagem: Adobe Stock

O uso de aquecedores, especialmente nas regiões mais frias, é muito comum nessa época do ano para manter o ambiente mais quente. Isso vale também para o quarto do bebê. E para deixar o bebê ainda mais confortável, mantenha um umidificador de ar ligado, o que ajuda a manter a umidade do ambiente mais equilibrada. Se você não tiver um em casa, pode optar por uma bacia com água que também cumpre esse papel.

Ah, e se o seu bebê já engatinhar ou der os primeiros passos, não deixe que ele se aproxime de nenhum desses aparelhos ou da bacia, combinado?

Como vestir o bebê no inverno

Child is dressed in warm winter clothes for a walk outside. Woman mother puts clothes on toddler baby boy for cold weather. Kid age one year five months in the home living room
Imagem: Adobe Stock

Uma boa recomendação para vestir o seu bebê no inverno são as roupas de tecidos confortáveis como flanela e algodão. Aqueles casaquinhos de tricot que muitas vezes as vovós é que fazem também são tradicionais para essa época. Para sair de casa, o uso de roupas de baixo, como body, meia calça ou uma camisetinha é bem indicado, além de acessórios como luvas, gorros, meias e sapatinhos para manter as extremidades do corpo sempre bem aquecidas. 

Observe sempre as reações do bebê

mother holding child baby on the living room. The baby is sick having some cough
Imagem: Adobe Stock

As baixas temperaturas e o ar muito seco do inverno, como falamos lá no início desse texto, deixam os bebês mais sujeitos a doenças típicas dessa época, especialmente as do sistema respiratório. Por isso, é preciso ficar sempre atento aos sintomas. Em caso de tosse, coriza, espirros, procure de imediato o seu pediatra. Se você ou alguém em casa tiver esse tipo de manifestação, o ideal é manter distância do bebê para evitar contaminações.  

Por fim, uma última dica: mesmo sem falar, o bebê se expressa com o corpo. Ele chora, demonstra irritação quando está com frio ou quando sente calor. E isso é muito importante observar nessa época para deixá-lo ainda mais seguro e protegido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *