Saúde

Primavera: frutas, verduras e legumes para consumir na estação

A primavera é a estação das flores. Mas, nessa época do ano, também é grande a variedade de frutas, verduras e legumes que você encontra nos supermercados ou nas feiras a preços de estação. Nada melhor, então do que dar uma boa renovada no cardápio do seu dia a dia. Afinal, sempre é tempo de manter a boa forma, não é mesmo? Vale lembrar que, além de saborosas, essas opções fazem bem à saúde, proporcionando uma alimentação saudável e nutritiva.

Quer algumas dicas do que comprar? Veja aqui a lista que preparamos para você. Ah! E tem também boas dicas de como conservar e consumir esses alimentos, aumentando a sua vida útil, economizando e garantindo seu valor nutricional.

Frutas, verduras e legumes da primavera

Imagem: Adobe Stock

Entre os produtos que estão na safra, as chamadas frutas da estação, podemos citar abacaxi, abacate, acerola, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, pêssego, maçã e maracujá. Você pode comer in natura ou mesmo preparar aquele suco gostoso para acompanhar o café da manhã ou as refeições ao longo do dia.

Entre os legumes, a época é de abóbora, berinjela, chuchu, cogumelo e pepino. Brócolis, alho-poró, espinafre e rúcula são verduras que também podem ser encontradas com preços mais em conta durante os meses de primavera.

Viu como são ótimas as opções que  temos nessa estação? O que importa então, é você soltar a sua criatividade, abrir o caderninho de receitas e preparar aqueles pratos que vão surpreender sua família ou seus amigos. Tenha sempre à mesa uma salada completa ou, se não gostar de consumir legumes crus, prepare um refogado ou um grelhado com seu toque especial.


Como conservar frutas, legumes e verduras

Imagem: Adobe Stock

Agora que você já sabe o que comprar para garantir uma alimentação saudável e pratos saborosos na sua mesa, vamos dar algumas dicas de como armazenar frutas, verduras e legumes para prolongar o tempo de consumo, evitando o desperdício e mantendo o valor nutritivo. São medidas simples que você pode adotar facilmente em sua casa, quer ver? Então vamos lá!

A primeira dica é manter sua geladeira sempre higienizada. Para que os hortifrutigranjeiros tenham uma resistência maior, guarde-os sempre em sacos plásticos fechados,  recipientes de plástico ou de vidro, tampados. E guarde tudo sempre nas gavetas, na parte mais baixa do refrigerador, distante do freezer, para que fiquem bem mais conservados. 

Produtos que necessitam ficar em temperatura ambiente, devem ser mantidos em local seguro e limpo. Fruteiras ou cestas protegidas por um pano ou aquelas armações de tela são uma boa medida. Mas atenção: evite manter produtos muito próximo do chão, mesmo que seja na despensa ou dentro de armário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *