Saúde

Se exercite! 7 dicas para começar a correr

A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde quando realizada com regularidade e, por isso mesmo, não existe um exercício que seja o melhor, mas sim aquele que é o melhor para você, com o qual você vai sentir prazer e que conseguirá praticar rotineiramente.

Hoje, trouxemos sete dicas especiais para quem quer começar a correr e a inserir a prática na sua rotina. A corrida é um esporte simples, que requer pouco investimento para início. Confira nossas dicas antes de sair correndo:

1. Procure um médico

Como em qualquer outra atividade física, antes de começar a correr é recomendado que você procure um médico e faça uma avaliação física. Essa avaliação te ajudará a conhecer melhor seu corpo e a entender os seus limites físicos na hora de começar a atividade.

2. Invista em um bom tênis

O tênis é um elemento essencial para quem quer praticar corrida, o tênis correto evita lesões e pode melhorar a sua performance. Você deve buscar um tênis confortável para correr. Na loja, calce-o e dê uma corridinha com ele. É importante que o calçado não fique apertado, mas que também não saia do pé, teste o amortecimento e observe como o seu pé se encaixa na palmilha. Lembre-se que ele será seu maior companheiro na prática desse exercício.

3. Acelere aos poucos

Correr pode ser empolgante, mas cuidado: se você está começando a prática agora e ainda não tem um bom preparo físico, o ideal é começar devagar. Inicie seus treinos com caminhadas e, com o passar dos dias, comece a intercalar caminhadas com um trote leve e depois com corrida.

O importante é você sentir o seu corpo e respeitar o seu limite. Se você forçar o treino no começo, poderá se lecionar ou ter muitas dores, o que pode impedir que você continue praticando.

4. Respire corretamente

O aporte de oxigênio que você precisará durante a corrida é muito grande. Evite correr conversando, pois isso acaba atrapalhando a respiração.

5. Não esqueça do fortalecimento muscular

Muitas pessoas optam pela corrida por não curtirem outras atividades físicas, mas a verdade é que para se ter um bom desempenho, além da prática, é necessário reservar um tempo para o fortalecimento físico. Exercícios de musculação e recuperação são essenciais para sua evolução na corrida. Isso te ajudará a ganhar resistência para melhorar o tempo e ampliar a distância da corrida.

6. Monitore sua evolução

A sensação que estamos evoluindo na prática de uma atividade é nosso maior motivador, por isso, além dos fatores estéticos como peso e músculos, com a corrida, você pode monitorar fatores de desempenho como tempo e distância.

A métrica mais importante na corrida é o pace: ritmo médio de corrida, medido em minutos por quilômetro. Ou seja, o seu pace é o tempo que você leva para completar um quilômetro. É válido ressaltar que não existe pace ideal e que ele pode variar de acordo com o clima e até terreno onde a corrida acontece. Terrenos com declives ou arenosos, por exemplo, farão com que o corredor tenha um pace maior do que em terrenos planos.

7. Gadgets podem ajudar

Hoje em dia a tecnologia é uma grande aliada na prática de exercícios físicos e pode até te motivar a continuar se exercitando. Aproveite os aplicativos, relógios e pulseiras que medem pra você seu tempo de corrida, distância e pace. Esses recursos, além de registrar seus dados, ainda mostrarão em gráficos a sua evolução e te ajudarão a monitorar seu desempenho, com avisos sonoros ou similares, durante a prática da corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *