Fique por Dentro

Bicicleta como meio de transporte: 6 dicas para entrar nessa vibe

6 dicas para entrar nessa vibe

No dia a dia das grandes cidades, o uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais incentivado. Aqui em São Paulo, segundo os dados da CET, já temos 684 Km de vias destinadas aos ciclistas, entre ciclovias, ciclofaixas e rotas de bicicleta. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, evitando a emissão de CO2, andar de bike é econômico e traz inúmeros benefícios para a saúde. Sua qualidade de vida com certeza vai melhorar. Mas antes de sair pedalando por aí, é importante saber de algumas regrinhas básicas e cuidados que você precisa seguir para aproveitar ao máximo essa onda. Então, anota aí.

Use equipamentos de segurança

O uso do capacete de proteção é obrigatório. Não pela lei, mas pelo bom senso. Prefira, quando pedalar, usar roupas claras ou chamativas, principalmente durante a noite. Aliás, colocar faróis e refletores na sua bike também é uma ótima ideia. Se for carregar mochilas, coloque corretamente nas costas ou prenda em local apropriado na bicicleta, para evitar desequilíbrios.

Prefira andar pelas ciclovias

As ciclovias são vias inteiramente isoladas do trânsito de veículos. As ciclofaixas são demarcadas no asfalto por tachões ou a pintura vermelha. São as opções mais seguras, é claro. Por isso, procure definir seus trajetos por ruas e avenidas onde elas já existem.

Respeite as normas do trânsito

Nunca pedale na contramão. Esse é um erro frequente que os ciclistas cometem. O certo é sempre andar na mesma direção dos carros. Evite circular próximo a ônibus e caminhões – os motoristas têm mais dificuldade para ver você. Não pedale em zigue zague, mas sempre em linha reta. Sempre sinalize com o braço as direções que for seguir nos cruzamentos.

Mantenha sempre a atenção

Fique sempre atento ao movimento da rua. Não fique olhando para trás, para os lados ou para o celular. Preocupe-se com o que está à frente! Embora esse seja um hábito comum, não é aconselhável pedalar escutando música em fone de ouvido. Isso prejudica sua atenção com o trânsito e retarda sua reação em caso de necessidade.

Cheque a estrutura de apoio

Nem todo lugar está preparado para receber o ciclista. Se decidir, por exemplo, ir para o trabalho de bicicleta, é preciso checar antes se a empresa oferece vestiário, um local para você se trocar ou tomar um banho, especialmente nos dias mais quentes. Também é importante saber se, aonde você vai, existe um bicicletário ou lugar seguro para deixar a sua bike.

Cuidado com a sua saúde

Andar de bicicleta é um ótimo exercício e faz bem para a saúde, melhora o condicionamento físico, proporciona um estado de bem-estar mental, faz perder aqueles quilinhos a mais, fortalece os músculos e desenvolve a capacidade cardiorrespiratória. Mas antes de se tornar um usuário habitual, consulte um médico, faça um check-up para ver se tudo está em dia com você.

Pronto, agora que você está pronto para pedalar é só aproveitar os benefícios que esse hábito saudável vai lhe proporcionar. Você já pensou o quanto de combustível para o carro ou de passagens no transporte público você vai economizar todo mês? O que está esperando, então? Pega sua bike e saia por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *