Fique por Dentro

Dia do livro infantil: como estimular o hábito da leitura na criança

Ler é um hábito que, além de saudável, traz muitos benefícios para adultos e crianças. Mas, sabemos, nem sempre estimular a leitura nos nossos filhos é uma tarefa fácil, ainda mais quando competimos com televisão, jogos online, videogames e celulares. Para ajudar nessa missão, o texto de hoje vai trazer dicas de como você pode fazer desse hábito algo mais presente aí na sua casa.

Benefícios da leitura na infância

– Ler desenvolve vocabulário e interpretação

Quando uma criança acompanha uma narrativa, seja ouvindo ou lendo a história, desenvolve a capacidade de interpretação do texto. Ela se torna capaz de compreender os personagens e os acontecimentos, relacionando-os também com imagens. Isso faz com que aprenda a lidar com conceitos abstratos, consiga expressar melhor suas ideias e sentimentos, e, ainda, amplie o vocabulário. Ler também ajuda com a escrita, já que a grafia das palavras fica mais presente na vida dos pequenos.

– A leitura melhora a concentração e a memória

Mergulhar em uma boa história é uma experiência imersiva que coloca as crianças em um momento de muita concentração e foco. Para acompanhar o enredo de um livro, elas precisam prestar atenção, fazem um esforço mental para conhecer todos os personagens e se lembrar de acontecimentos anteriores para compreender o desenvolvimento da história. É, por isso, que muitas vezes os pequenos recontam a história para a família e os amigos, mostrando como a leitura ajuda a desenvolver a capacidade de memorização.

Dicas para estimular as crianças a ler

– Descubra os assuntos que despertam interesse

Não adianta querer que seu filho leia o que você gosta. Por isso, na hora de comprar livros, pense nos assuntos que despertam o interesse dele. Se gosta de videogames, por exemplo, compre um livro sobre a história do game ou que tenha um enredo parecido com o jogo favorito. Se a menina brinca de vestir as bonecas, um livro que fale de moda pode cair bem.

– Comece com livros menores

Nada de querer que as crianças leiam livros gigantes logo de cara, combinado? Prefira histórias curtas e com uma linguagem jovem, infantil, até mesmo lúdica, para que elas não associem a leitura como uma “tarefa difícil”.

– Livros interativos são bons aliados

Se você quer estimular o hábito da leitura em crianças pequenas e que ainda não estão em fase de alfabetização, os livros interativos, ilustrados, são a solução perfeita! Além de lúdicos, eles sempre despertam a atenção dos pequenos e, de quebra, ainda aceleram o desenvolvimento cognitivo.

– O exemplo é o melhor incentivo

Por fim, vale aquele velho ditado: “o exemplo vem de cima”. Se você quer estimular seu filho a ler, leia, deixa ele te observar nesse momento e o chame para dividir histórias com você, leia o mesmo livro que ele, converse sobre o enredo e trabalhe sua curiosidade. Isso não falha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *