Fique por Dentro

Bike: O que você precisa saber para pedalar com segurança

A bike vem ganhando cada vez mais espaço na mobilidade urbana. As ciclovias se espalham por toda a cidade e os ciclistas se movem para trabalhar, praticar exercícios físicos ou apenas se divertir, em momentos de lazer. Mas você sabe é o que preciso para pedalar com segurança?

Separamos algumas dicas para te inspirar a tirar bike da garagem e pedalar por aí sem correr riscos. Vem conferir com a gente!

Não deixe os acessórios de lado

A escolha do modelo da sua bike deve levar em consideração a forma que você pretende usá-la. Existem modelos específicos para prática esportiva. Mas se a sua ideia é ir ao trabalho ou apenas curtir um passeio nos fins de semana, pode optar por modelos mais simples.

Mas não esqueça, seja qual for a finalidade, na hora da compra, é aconselhável equipar sua bike com placas refletivas nos pedais, sinalizador, espelho retrovisor, campainha, luzes de alerta e indicador de direção.  Esses são acessórios de que muita gente abre mão, mas que vão fazer toda diferença na sua segurança.  Se você pedalar durante a noite, os faróis são úteis para que outros ciclistas, pedestres ou motoristas possam te ver de longe, e para que você consiga ver o que está na frente, evitando acidentes.

Preste atenção nos locais onde você pedalar

Existem espaços destinados para você usufruir de um bom passeio com a sua bike de forma segura. Mas você sabe a diferença entre eles? Para te ajudar, preparamos um pequeno guia para você.

Ciclovia – Espaço de circulação exclusiva para ciclistas. As ciclovias são separadas do tráfego dos demais veículos, podem ser unidirecionais (quando apresenta sentido único de circulação) ou bidirecionais (sentido duplo de circulação). São a forma mais segura de pedalar nas cidades.

Ciclofaixa – É umaparte da rua ou avenida destinada à circulação de ciclista, ou seja, se mistura com a pista dos veículos. É identificada através de sinalizações específicas, que podem ser placas ou pinturas na própria via, geralmente em tom vermelho. Assim como a ciclovia, podem ser unidirecionais ou bidirecionais. O importante é você estar atento a cruzamentos e paradas de ônibus, principalmente.

Passeio compartilhado – Espaço da via, geralmente calçadas, onde ciclistas e pedestres dividem o mesmo espaço. Aqui, você precisa ter cuidado redobrado para não provocar acidentes. A velocidade deve ser sempre reduzida.

Siga a mão correta de direção

Sempre que pedalar acompanhe o fluxo normal de veículos, sem ir pela contramão. Essa é a melhor forma para desenvolver velocidades maiores, sem precisar recorrer a paradas constantes ou diminuições desnecessárias em seu ritmo.  Mesmo quando não houver espaço destinado aos ciclistas, respeite a mão de direção.

Invista nos equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança, de uso pessoal, garantem que o seu passeio seja mais seguro.

Capacete – O capacete é indispensável, pois evita traumas mais graves e lesões causadas por acidentes na região da cabeça. Para escolher o capacete ideal, você só precisa medir a circunferência da sua cabeça na hora da comprar! Dê preferência aos que tem refletores ou luz de alerta nas costas.

Luvas e óculos – Os óculos são necessários para proteger a região dos olhos de insetos, sujeiras ou outros detritos que podem te atrapalhar durante o circuito.  Você também fica mais protegido contra os raios solares UVA e UVB, prejudiciais para a saúde dos seus olhos. Já as luvas são ótimas para evitar calos e, além de tudo, aquecer as mãos nos dias mais frios.

Dê atenção à manutenção preventiva

Não esqueça de conferir o funcionamento da sua bike com regularidade. Prestar atenção na pressão dos pneus e no ajuste de itens como guidão, freios, selim e manoplas são cuidados que garantem uma vida útil maior e previne imprevistos.

E aí, gostou das nossas dicas? Com essas precauções, o seu passeio de bike será ainda mais seguro e muito divertido!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *