Infantil

Brincadeiras lúdicas para ajudar no desenvolvimento do bebê

As primeiras brincadeiras são essenciais para as crianças. É através delas que os pequenos tomam contato com uma série de novidades que, pouco a pouco, vão assimilando. Incentivados a fazer novas atividades, seja com um brinquedo diferente ou um jogo com os pais, os bebês descobrem que aquele momento de diversão é algo prazeroso, que traz satisfação, fazendo com o que a brincadeira se repita mais e mais vezes e a mensagem seja assimilada.

O ideal é que toda brincadeira ensine alguma coisa ao bebê ou ative mecanismos de desenvolvimento que sejam produtivos futuramente. E as atividades lúdicas cumprem bem esse papel! Por isso, separamos cinco brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento da criança, são fáceis de serem reproduzidas e rendem bons momentos de distração.

Palavras cantadas

Essa brincadeira nada mais é do que contar uma história em forma de música. Você pode usá-la para ajudar na fala dos pequenos, para ensinar novas palavras e estimular movimentos através de danças, palmas e gestos. De maneira simples, o desenvolvimento cognitivo e afetivo é trabalhado, assim como o psicomotor.

Brinquedos de encaixe e de empilhar

Aos 6 meses seu bebê tem muito para explorar e nesta idade ele já consegue ficar sentado com ou sem apoio. Ele gosta de brincadeiras como “achou”, já participa de atividades que acontecem ao seu redor.

Utilize, então, brinquedos de empilhar ou encaixar para apresentar palavras simples e descrições como grande e pequeno, para cima ou para baixo. Isso serve também para estabelecer elações entre as palavras e os conceitos quando falar sobre cores, como por exemplo “este é um bloco amarelo grande”.

Brinquedos musicais

Assim como a brincadeira de palavra cantada, brinquedos musicais são ótimos para o desenvolvimento das crianças. Os sons atraem os bebês, fazendo com que sintam vontade de tocar os brinquedos, andar e procurar os sons.

Os pequenos podem ainda associar o som dos brinquedos com momentos, como a música do móbile sobre a cama com a hora de dormir, por exemplo, o que ajuda no processo cognitivo.

Bonecos e bichos de pelúcia

Brincar de boneca permite a imitação e a simbolização. Ao reproduzir atividades de vida diária, possibilita criar narrativas, estimular a empatia e a expressão de emoções. Além disso, ajuda a trabalhar questões ligadas ao afeto e até ao convívio familiar. Mas, lembre-se: brincadeiras devem se constituir em experiências únicas e prazerosas para os pequenos. 

Piscina de bolinhas

 A piscina de bolinhas é uma ótima opção para crianças de seis meses até um ano e meio. As bolas coloridas estimulam a visão, a coordenação motora, o tato, a curiosidade, a percepção de cores, tamanhos e dimensões, além de ser um brinquedo seguro.

Livros interativos

Ótima opção para aguçar o gosto pela leitura, desde a primeira infância, os livros interativos estimulam o desenvolvimento cognitivo, a psicomotricidade, a linguagem, a audição e a percepção sobre o mundo. Além disso, ampliam os conhecimentos, favorecem a assimilação de informações, e permitem descobrir novas emoções e experiências.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *