Entretenimento,  Infantil

Dia do Livro: 5 dicas para estimular a leitura pelas crianças

Ler é um hábito extremamente saudável. Começar a ler desde cedo pode ter grande influência no aprendizado e na formação da personalidade das crianças. A leitura estimula a criatividade, melhora a escrita e o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico e aumenta a empatia. Mas como incentivar os pequenos a ler em um mundo cada vez mais tecnológico, visual e digital? Neste sábado (23), é o Dia Mundial do Livro.  E não tem data melhor para a gente refletir sobre isso. Assim, fomos ouvir alguns especialistas e trouxemos 6 dicas para ajudar você a fazer do seu filho um pequeno leitor. Quer ver só?

Comece antes da alfabetização

O primeiro contato com os livros pode vir antes mesmo da criança ser alfabetizada. Existem materiais que são próprios para essa idade, como os livros plásticos que podem ser usados até durante o banho, os livros com texturas diversas e imagens coloridas. Todos são um ótimo começo, prendem a atenção e despertam a curiosidade, além de desenvolverem o manuseio.

Crie a hora da leitura

Desenvolva o hábito de leitura em família. Conte histórias para as crianças enquanto elas não sabem ler. Interprete o que lê, seja interativo questionando os pequenos sobre os próximos passos da história. A leitura pode se tornar uma alternativa de diversão agradável para todos!

Estimule o contato com os livros

O contato físico e sensorial com os livros auxilia diretamente no desenvolvimento psicomotor das crianças em diferentes habilidades, como por exemplo, o reconhecimento de diferentes texturas pelo tato, a identificação de cores nas ilustrações e a criatividade através da interação com as histórias e personagens. Aproveite e leve as crianças para conferir as diversas opções de livros presentes em nossa livraria, incentivando o contato direto com os livros e despertando o exercício da leitura ainda na infância.

Crie o cantinho da leitura

Na medida em que a criança cresce e se interessa pela leitura, é importante ter um ambiente adequado para que ela possa desfrutar com tranquilidade de tudo o que os livros oferecem. Uma cadeira ou um puff confortável, boa iluminação, uma estante em que ela possa colocar seus títulos favoritos compõem bem esse ambiente. Aliás, um detalhe importante: escolha móveis acessíveis à altura de cada um para que os pequenos possam escolher o que ler de forma independente.

Respeite o gosto da criança

Lembre-se que um dos objetivos da leitura é estimular o senso crítico e a autonomia das crianças. Por isso, não queira impor seus gostos pessoais. Ao contrário, estimule o hábito de ler dando a seu filho livros do seu gênero favorito.  Mas não se prive de vez por outra oferecer outros tipos de conteúdo. Cuidado apenas com a recomendação da idade. Há títulos adequados para cada faixa etária.

Use a tecnologia a seu favor

O celular e o tablet, companheiros inseparáveis desde a primeira idade, hoje em dia, também podem ser uma forma positiva de incentivar a leitura. Que tal montar uma biblioteca virtual no tablet do seu filho? Há uma grande variedade de ebooks infantis e adolescentes no mercado. E que podem ser acessados facilmente.  Além disso, várias editoras oferecem atividades lúdicas, complementares à história, o que vai ampliar ainda mais a relação das crianças com os livros.

Gostou dessas ideias. Então vai aqui uma última recomendação: leia você também. Neste Dia do Livro passe aqui no Shopping Interlagos e escolha um de sua preferência. O exemplo dos pais é o melhor estímulo para os filhos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *