Entretenimento,  Infantil

Como brincadeiras lúdicas podem ajudar no aprendizado da criança

Nos primeiros anos de vida, brincadeiras educativas são essenciais para o desenvolvimento das crianças. É através de atividades lúdicas e interativas que os pequenos tomam contato com uma série de novidades que, pouco a pouco, vão assimilando. E não há nada mais prazeroso do que aprender brincando, não é mesmo?

O envolvimento dos pais é fundamental nesse processo, é claro. O ideal é que toda brincadeira ensine alguma coisa à criança ou ative mecanismos de desenvolvimento que sejam produtivos futuramente. Quer uma ajuda para começar? Nós separemos aqui seis sugestões de brincadeiras para auxiliar no desenvolvimento dos filhos. São atividades bem fáceis de fazer e que rendem bons momentos de distração.

Criança com brinquedo na mão

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Massinha de modelar

A brincadeira com massinha de modelar auxilia na coordenação motora e apresenta aos pequenos um mundo de formas geométricas e cores. A mistura entre texturas e tons desperta a maior curiosidade e é ideal a partir dos 3 anos.

Trava língua

Mesmo antes da criança aprender a ler e a escrever, a brincadeira trava língua é muito divertida e trabalha a linguagem oral, a pronúncia e a concentração, além de apresentar novas palavras, sons e combinações de sílabas. Excelente para brincar junto com os avós e demais familiares.

Palavras cantadas

Essa brincadeira nada mais é do que contar uma história em forma de música. Cada participante do jogo deve inventar um trecho e expressar aos demais, reproduzindo uma melodia. De maneira simples, o desenvolvimento cognitivo e afetivo é trabalhado, assim como o psicomotor.

Cute children kids boys and girls squat playing roundelay

Telefone sem fio

O telefone sem fio é uma daquelas brincadeiras que não envelhecem! Ativando a audição, concentração, oralidade e a memória, a brincadeira rende boas risadas se for feita em um grande grupo. Junte todos os membros da família e, em formato de roda, deixe a criatividade fluir.

Pessoa sentada no chão

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Dominó

O jogo de pecinhas é útil para desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e conceitos matemáticos simples. Divertido, é perfeito para aquela maratona de fim de semana!

happy family playing board games together at home

Jogos de tabuleiro

Esses jogos são uma ótima opção para entreter e divertir toda a família. Jogos de tabuleiro, adequados a cada idade, ajudam identificação de cores e formas, na alfabetização, no desenvolvimento da linguagem cognitiva, da capacidade de raciocínio e até no aprendizado de matérias curriculares como a matemática. O importante é, sempre ver a faixa etária recomendada, para aproveitar ao máximo a brincadeira.

Gostou das nossas dicas. Aqui no Shopping Interlagos você encontra livros, jogos, os brinquedos certos para viver bons momentos com seus filhos e que é melhor: ajudar diretamente na sua formação e no crescimento dos pequenos. Venha e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *