Moda & Beleza

Tie-dye: como fazer e seguir a tendência do momento

Tendências vêm e voltam. Mas se tem uma que está se destacando e voltou com tudo nesses últimos meses, essa é a tie-dye! A estampa, com padrões de cores vibrantes e formas únicas, fez muito sucesso nos anos 70, muito associada ao movimento hippie que ditou a moda daquele período. Dessa vez, a ideia chegou ainda com mais força e está sendo usada por pessoas de diferentes estilos, com grande variedade de cores e tons e indo muito além das tradicionais blusas e camisetas de antigamente.

Como customizar uma roupa com tie-dye?

Transformar uma roupa nessa tendência é muito simples e você pode fazer isso sozinha em casa. Existem algumas técnicas variadas que resultam em estampas diferentes na sua peça. Para um tie-dye sem padrão definido, por exemplo, segure uma das extremidades da peça e vá girando no sentido anti-horário, amarrando tudo no final. Já para um tie-dye espiral, segure o centro da roupa e gire de uma forma que toda a roupa fique dentro do espiral, amarre dividindo a peça em fatias.

Independente da técnica escolhida, contudo, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Peça de roupa, como camiseta, meias, agasalhos e calças de moletom, preferencialmente na cor branca;
  • Tintas de tecido nas cores de sua preferência;
  • Barbante ou elásticos;
  • Água.

Como fazer o tie-dye:

  • Depois de escolher a peça de roupa que será transformada, é recomendável forrar a superfície onde será feita a experiência com um jornal ou com folhas de papel para evitar que o espaço fique manchado de tinta.
  • Para começar, umedeça a peça, retirando o excesso de água.
  • Utilize o barbante ou os elásticos para fazer a dobra da roupa escolhida. Cada dobra irá resultar em uma estampa diferente. Use a criatividade!  
  • Adicione em um recipiente 1/3 de água para 2/3 de tinta, assim você garante que a tinta dissolva, mas não ao ponto de perder toda a intensidade da cor. Caso a peça de roupa escolhida for escura ou preta, o que não é o mais indicado, dilua também água sanitária na água.
  • Borrife ou despeje o líquido em cada parte da amarração com cuidado. Aqui você também pode usar a criatividade, intercalando as cores escolhidas em cada fatia da peça. Vire a roupa e repita o processo do outro lado. Preencha bem os espaços, inclusive as dobrinhas do tecido.
  • Deixe secar por aproximadamente 20 minutos, retire a amarração e abra a peça com cuidado para não transferir as cores. Depois é só deixar secar no varal ou em uma superfície plana e pronto!

Como usar e combinar peças tie-dye?

Dessa vez, a tendência do tie-dye veio de uma forma muito versátil e adaptada para diversos gostos. Quem é fã de cores vibrantes pode combinar uma camiseta tie-dye neon com outras peças mais claras, como uma calça branca ou um jeans mais claro. Mas você não precisa se limitar às camisetas, também pode apostar em “decorar” vestidos, saias e até mesmo conjunto de moletom com estampa tie-dye.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *