
Envelhecimento da pele: dicas de cuidados para cada etapa da vida
O envelhecimento da pele é um processo natural, influenciado por diversos fatores. Mas, com os cuidados certos, é possível desacelerar esses efeitos e manter a pele com uma aparência mais jovem e saudável ao longo dos anos. Afinal, cuidar da pele também é um gesto de autocuidado e autoestima.
A nossa pele passa por três principais fases do envelhecimento, e, para você entender melhor essas transformações e o que ela precisa em cada etapa da vida, separamos dicas sobre cada uma delas, os principais produtos para incluir na sua rotina de cuidados e todos os detalhes para ficar ainda mais por dentro desse assunto e cuidar ainda mais de si. Quer saber mais? Vem com a gente, anote essas sugestões e inspire-se!

Primeira fase: a partir dos 25 anos
A produção natural de colágeno começa a diminuir gradualmente a partir dos 25 anos, favorecendo o aparecimento das primeiras linhas finas, especialmente ao redor dos olhos e da boca. É também nesse período que os efeitos da exposição solar acumulada e da poluição começam a se manifestar com mais intensidade.
Nesta fase, o foco deve ser a prevenção. Para isso, você pode apostar em antioxidantes potentes, como a vitamina C, que ajuda a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce. O uso diário de protetor solar é uma das formas mais eficazes de proteger a pele contra os raios UVA, UVB e a luz azul.
Além disso, é indicado incluir na sua rotina de cuidados com a pele produtos com ácido hialurônico, que promovem hidratação profunda, deixando a pele mais preenchida, firme e com aspecto luminoso, preservando, assim, o aspecto jovial por muito mais tempo.

Segunda fase: a partir dos 35 anos
Por volta dos 35 anos, as mudanças na pele se tornam mais visíveis: a firmeza começa a diminuir, as rugas se acentuam, o contorno facial perde definição e manchas podem surgir com mais facilidade. Além disso, a renovação celular se torna mais lenta, deixando a pele com um aspecto mais opaco e sem viço.
Nesta etapa, é hora de investir em ativos que estimulam a produção de colágeno e promovam a renovação celular, como o retinol e seus derivados, como produtos à base de peptídeos biomiméticos, que são ingredientes que contribuem para a firmeza e elasticidade da pele, dentre eles, o ácido glicólico ou o mandélico, que ajudam na uniformização da textura e no clareamento de manchas.
Já para garantir uma barreira cutânea fortalecida e uma pele bem protegida, os hidratantes com ceramidas, pantenol e niacinamida são altamente recomendados na segunda fase de envelhecimento da pele, além de séruns noturnos e cuidados específicos para a área dos olhos, que minimizam os impactos do envelhecimento.

Terceira fase: a partir dos 45 anos
Após os 45 anos, o envelhecimento cutâneo se intensifica devido à queda dos níveis hormonais, tornando a pele mais fina, sensível, seca e propensa à flacidez e rugas mais profundas. O foco aqui deve ser em nutrição intensa, regeneração celular e fortalecimento da estrutura da pele. A dica é apostar em fórmulas mais ricas, com óleos vegetais nutritivos, como o de rosa mosqueta ou argan, que restauram a barreira lipídica. Você também pode apostar em produtos à base de ativos como o ácido ferúlico, a vitamina e o retinol, que ajudam a melhorar a textura, a firmeza e a uniformidade da pele, com menor risco de irritação.
Além de todas essas dicas, você também pode incluir em sua rotina os séruns reparadores, cremes com ação rejuvenescedora e máscaras faciais, que são boas pedidas para promover a renovação celular e o rejuvenescimento da pele.
Curtiu as nossas dicas? Não se esqueça de consultar o seu médico dermatologista para avaliar as necessidades da sua pele e recomendar os produtos e tratamentos mais adequados para você. E aqui no Shopping Interlagos você encontra lojas, perfumarias e farmácia6 com tudo o que você precisa para cuidar da sua pele em cada fase da vida. Esperamos por você!
