Gastronomia

Dia Mundial do Queijo: conheça queijos típicos de diferentes países

Hoje, dia 20, é o Dia Mundial do Queijo. E essa é uma das iguarias que mais faz sucesso na gastronomia de todo o mundo. O queijo é um alimento de riquíssimo valor cultural, nutricional e afetivo. Por isso, ter um queijo típico, desenvolvido por produtores locais, é motivo de orgulho de muitos países. Então, para comemorar essa data, nada melhor do que a gente ficar sabendo um pouco mais sobe esse tema, não é mesmo?

O queijo é um alimento antigo. Mas sua origem é um verdadeiro mistério. Não há qualquer evidência de quando nem onde começou sua produção. Para alguns, os primeiros registros datam de 8.000 a.C, quando as ovelhas pela primeira vez foram domesticadas pelo homem. Para outros, o primeiro queijo pode ter sido feito no Oriente Médio ou pelos povos nômades da Ásia Central. As lendas e histórias tem inúmeras versões, mas o fato é que hoje existem milhares de tipos de queijos espalhados pelo mundo. Vamos conhecer alguns deles?

Requeijão cremoso

Bastante consumido em lanches, pães e torradas, o requeijão cremoso é tipicamente brasileiro. Sua origem é Minas Gerais, onde foi criado por Moacyr de Carvalho Dias, em Poços de Caldas, no Sul do estado. Vale lembrar que Minas é o maior produtor brasileiro de queijos, dando nome inclusive ao não menos tradicional queijo minas.

Brie

O queijo Brie tem textura e sabor que se modificam de acordo com o tempo. Quando possui entre 1 e 15 dias de fabricação, é mais suave, com textura mais firme e casca branca. De 15 a 30 dias, seu sabor fica mais acentuado e a textura mais cremosa. Após 30 dias, se torna bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme. 

Mussarela

A mussarela chegou ao Brasil graças aos imigrantes italianos entre os anos 1860 e 1890. É um queijo macio e não maturado, que possui a coloração branca ou levemente amarelada. É encontrado em diversos formatos: fatiado, para lanches ou em peças maiores, de até 3,5 kg.

Gouda

Esse queijo holandês possui a textura macia, sabor suave e um pouco adocicado. Versátil, o Gouda pode ser harmonizado com frutas, vinho, cerveja ou até mesmo doces e compotas. 

Cottage

O queijo Cottage, um orgulho dos ingleses, é o grande queridinho dos que buscam uma alimentação mais saudável. É fresco, com sabor suave. Possui baixo teor de gordura, poucas calorias e é fonte de vitamina B e minerais, proteínas e potássio. Também é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.

Gruyère

Um dos queijos mais famosos do mundo, tem sua origem na Suíça, embora muitas pessoas o confundam com um produto francês. Sua consistência é semidura e encorpada e seu sabor é amendoado, ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.

Como preparar receitas com queijo

Agora que você já conhece a origem de queijos, que tal preparar receitas especiais tendo essa iguaria como protagonista? Confira abaixo o modo de preparo de três pratos gostosos para festejar o Dia Mundial do Queijo. Ah, e você pode também vir a praça de alimentação do Shopping Interlagos. Aqui o queijo também está presente em várias opções gastronômicas.

Creme de Mandioquinha Gratinado

Ingredientes

  • 500 g de purê de mandioquinha (cozida e passada na peneira)
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (200 ml)
  • 1 colher (chá) de sal (4 g)
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (55 g)
  • Noz-moscada (preferencialmente ralada na hora)
  • 6 colheres (sopa) de requeijão cremoso (78 g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar (13 g)
  • 1 cebola média em tiras finas (140 g)

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  2. Em uma tigela, misture bem a mandioquinha, o creme de leite, o sal e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão e adicione noz-moscada a gosto. Distribua metade da mistura em 6 tigelas refratárias individuais (9 cm de diâmetro x 4 cm de profundidade). Coloque 1 colher (sopa) de requeijão cremoso no centro de cada tigela, cubra com o restante do creme de mandioquinha e alise a superfície.
  3. Em uma frigideira pequena, leve ao fogo o açúcar, mexendo sempre, até começar a caramelizar. Adicione a cebola e mexa até que fique levemente murcha e caramelizada.
  4. Distribua as cebolas nas tigelas e polvilhe com o restante do queijo parmesão.
  5. Coloque as tigelas em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até gratinar. Sirva quente como entrada ou acompanhando um filet mignon grelhado.

Cubos fritos de queijo brie

Ingredientes

  • 500 g de queijo brie cortado em cubos
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de rosca (para empanados)
  • ½ xícara de parmesão ralado fino
  • Tomilho fresco a gosto
  • Óleo pata fritar

Modo de Preparo

  1. Corte o queijo brie em cubos.
  2. Separe duas vasilhas: em uma, coloque os ovos batidos. Na outra, coloque a farinha de rosca com o parmesão ralado e tempere com o tomilho.
  3. Passe os cubos de queijo nos ovos e depois na farinha para empanar. Coloque em um prato e leve para gelar no freezer por, aproximadamente, 30 minutos.
  4. Gelar o queijo é essencial para não ficar muito mole na hora de fritar.
  5. Aqueça o óleo e quanto estiver bem quente frite as bolinhas de queijo.
  6. Sirva com um molho apimentado ou geleia de pimenta.

Bomb Cheese com mix de Queijos e tomatinho

Ingredientes

  • ½ xícara de queijo gruyère ralado
  • ½ xícara de queijo mussarela ralado
  • ½ xícara de queijo gorgonzola picado

Para a massa:

  • ½ xícara de leite
  • ½ sachê de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo + 1 gema (para pincelar)
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Manteiga para untar
  • 1 xícara de tomate cereja cortado ao meio
  • 1 maço de manjericão
  • Azeite de oliva extra virgem a gosto

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno 180ºC.Para a massa, junte em uma tigela o leite com o açúcar e o fermento e misture. Acrescente o ovo e, em seguida, a farinha de trigo. Coloque uma pitada de sal e sove até a massa ficar bem lisa.
  2. Volte para a tigela, cubra com um pano e deixe fermentar por 1h.
  3. Depois de descansar, corte a massa em pedaços e recheie cada um com os queijos, fazendo bolinhas.
  4. Unte uma forma de furo no meio com manteiga e coloque as massas recheadas preenchendo toda a volta.
  5. Pincele os pãezinhos com a gema diluída em um pouco de água e leve para assar por 20 minutos aproximadamente.
  6. Enquanto isso, refogue os tomates cerejas em uma frigideira com um fio de azeite. Tempere com sal, pimenta-do-reino e manjericão.
  7. Depois de prontos, sirva imediatamente acompanhado dos tomatinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *