Infantil,  Moda & Beleza

Como escolher o tênis certo para as crianças irem para escola

A hora da volta às aulas está chegando. E com ela aquele momento de renovar o material escolar dos pequenos. E os papais e mamães não podem esquecer de um outro item superimportante: o modelo do tênis infantil.

As crianças em idade escolar são extremamente ativas, elas correm, pulam e brincam.

Existem alguns pontos essenciais que você deve prestar atenção na hora de escolher o tênis infantil para o seu filho, aquele com que ele possa utilizar tranquilamente, sem prejudicar o desenvolvimento e o conforto dos pés.

Tênis para crianças precisa ser flexível

A primeira característica a ser observada na hora de escolher o tênis infantil certo para ir à escola é ver se ele é flexível, para garantir o conforto dos pés e para que a criança consiga se mexer com liberdade. Para ter certeza de que o modelo é adequado, faça um teste dobrando e torcendo o calçado. Mas lembre-se: o tênis tem que ficar seguro nos pés da criança, com espaço apenas para que ela consiga mexer os dedos.

Tênis para criança precisa ser arejado

Os pés das crianças suam bastante, afinal, elas se movimentam e brincam muito. Por isso, o recomendado é usar meias de algodão (que absorvem a transpiração dos pés) e um tênis com tecido respirável, para que ela não sinta que está quente demais e fique desconfortável.

Também é importante que, se possível, a criança tenha dois pares de tênis, pois o ideal é que cada par descanse por pelo menos um dia antes de ser usado novamente. Isso evita a proliferação de bactérias e fungos. E para melhorar ainda mais esse resultado, é importante tirar a palmilha do tênis e deixá-la descansando separadamente também, mesmo que seja apenas durante uma noite.

Tênis para criança com cadarço ou velcro?

Um dilema comum para os pais é escolher um modelo de tênis com cadarço ou com velcro. O primeiro ponto a considerar é se a criança já sabe amarrar o calçado sozinha.  Mas é preciso lembrar também que na hora da brincadeira os pequenos podem ainda não perceber um cadarço desamarrado e, assim, não parar para cuidar desse detalhe. Portanto, os tênis de velcro podem ser ideais, dependendo da idade e maturidade da criança.

Preste atenção ao solado

O solado é uma das partes em que você deve prestar mais atenção na hora de escolher o tênis infantil para seu filho, porque é imprescindível que ele tenha ranhuras. São elas que dão mais aderência ao solo e evitam que a criança escorregue enquanto está brincando ou correndo. Além disso, é importante que o solado tenha algum tipo de amortecedor de impacto, que consiga acompanhar o ganho de peso da criança e não prejudique as costas e nem os joelhos a longo prazo.

Ah, e uma última informação: sabemos que as crianças crescem rápido, mas usar calçados maiores que o número real para que durem mais, ou menores para evitar fazer a troca no tempo certo, pode prejudicar o desenvolvimento dos pequenos e até causar acidentes.

Ainda está na dúvida? Corre aqui para o Shopping Interlagos, temos várias opções de lojas com vendedores capacitados para te auxiliar na hora da escolha, além de centenas de modelos, é claro, para agradar o gosto das crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *