Casa & Decoração

Mesa posta: combinações perfeitas de louças e acessórios para você arrasar

Uma mesa posta com capricho é uma espécie de cartão de visitas quando você recebe a família ou os amigos em sua casa para um almoço ou jantar festivo. Mas as refeições informais, do dia a dia, também merecem um tratamento especial, certo?  Não é preciso ter luxo, mas o bom gosto e a combinação perfeita de louças, talheres, copos e até mesmo das flores e velas da decoração podem fazer toda a diferença na hora de montar a mesa. Cada detalhe é importante, além do cardápio, é claro. Pensando nisso, preparamos aqui dicas para você acertar na hora de deixar a mesa posta.

O que não pode faltar na mesa posta

Louças

É essencial que você tenha em casa pratos de mesa, de sobremesa e de sopa. Os modelos redondos, de cerâmica ou porcelana, são os mais comuns. Mas há opções de pratos quadrados que podem dar um charme a mais a sua mesa. Pires e xícaras são peças que podem ou não acompanhar o padrão dos demais.

Talheres

Facas e garfos de mesa e de sobremesa, colheres de sopa, de sobremesa, de chá e de café são as peças essenciais. Numa refeição mais sofisticada, dependendo do cardápio, talheres de peixe fazem a diferença.

Taças e copos

As taças e os copos dão um toque especial à mesa posta. Copos básicos para água, suco e refrigerantes, e de cerveja, fazem parte do enxoval padrão de boa parte dos brasileiros. Uma boa opção é ter as chamadas taças curingas que servem para diversos tipos de vinhos e água.  Mas taças adequadas aos tintos, brancos e espumantes dão um toque de sofisticação. As peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos.

Sousplat

O sousplat é aquele prato que você coloca embaixo do prato onde vai comer. É uma peça que enriquece a decoração da mesa posta.  Além da função estética, ele protege a toalha de respingos do molho, por exemplo.

Guardanapos

No dia a dia, nada demais usar os guardanapos de papel. Num jantar especial, prefira sempre os de tecido. Dá um pouco mais de trabalho lavar e cuidar deles. Mas proporcionam um toque de elegância. Argolas prendedoras também podem ser usadas nessas ocasiões.

Toalha de mesa ou jogo americano

Os jogos americanos são mais práticos do que as toalhas e funcionam como pequenas peças organizando o espaço de cada convidado. Mas as toalhas cumprem sempre um papel especial, podem ser lisas ou estampadas, ou mesmo decoradas com motivos de cada ocasião, como o Natal por exemplo.

Como montar sua mesa

Como combinar louças e acessórios na mesa posta

1 – Comece pela toalha

Uma toalha branca ou em tons pastéis é sempre a melhor opção se você quiser usar louças e copos coloridos. Ela dá mais liberdade para essas combinações. Toalhas estampadas, muito coloridas, influenciam todo o resto da mesa posta: a louça deve ser mais discreta e a decoração tem de combinar com a temática da estamparia. Essa mesma regra vale se a sua escolha for um jogo americano.

2 – Escolha as louças

As brancas, com detalhes suaves de decoração, são as mais fáceis, combinam com quase tudo. Muita gente acha que todos os pratos precisam ser iguais, mas isso não é verdade. Você pode mesclar louças de diferentes cores e estilos, desde que os demais itens sejam mais neutros. Para dar um toque de requinte a sua mesa posta, pratos de porcelana e de cores suaves são os mais indicados.

3 – Os copos certos

 Se a louça escolhida for branca ou em tons neutros, aposte nos copos coloridos. Mas cuidado para não contrastar com o tom da toalha. Também aqui não é necessário que todos os copos ou taças sejam iguais. A mesa posta com modelos diferenciados pode dar um charme a mais a sua refeição.

4 – A simplicidade dos talheres

Aqui não há mistério. Os prateados são o padrão e combinam com tudo.

5 – Dicas de guardanapos

Os lisos são os mais indicados. A cor e o tom devem ser definidos a partir da escolha da toalha e das louças. Use argolas compatíveis com a temática da toalha e da decoração de sua mesa.

6 – Capriche na decoração

Use e abuse das velas, quando servir um jantar. Uma refeição à luz de velas é sempre um glamour a mais. Arranjos de flores também são bem-vindos mais evite os que são muito altos, que atrapalham a visão de um lado a outro da mesa. Combine os enfeites de mesa com motivos da refeição. Essa é sempre uma boa dica para você brilhar ainda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *