Casa & Decoração

Lava e seca: conheça as vantagens e dicas de uso

Um dos eletrodomésticos indispensáveis no corre-corre da vida moderna é sem dúvidas a máquina de lavar roupas. Mas, o que dizer sobre a versão que além de lavar ainda seca? A verdade é que a Lava e Seca tem conquistado espaço no coração de muita gente.

Se você está na dúvida sobre comprar uma Lava e Seca, preste atenção em tudo que vamos falar aqui. Veja as nossas dicas para fazer a escolha certa e aproveitar ao máximo o uso da máquina aí na sua casa.

Por que ter uma Lava e Seca?

Se você é do time que esquece de estender a roupa, ou que tem preguiça de fazer isso… Bom, nem precisamos falar que a Lave e Seca é um ótimo eletrodoméstico para facilitar a sua vida né?!

Mas a Lava e Seca também é a solução ideal para quem quer otimizar o espaço e a rotina da casa. Se você mora em apartamento ou tem uma área de serviço pequena, esse equipamento vai ajudar a racionalizar o espaço, já que não será preciso ter dois eletrodomésticos para realizar essas funções. Se a sua casa também não tem uma área arejada em que bate sol, o que dificulta a secagem de roupas no varal, a Lava e Seca também é uma ótima pedida!

O mais legal é que a maioria das Lava e Seca já têm funções que permitem programar o horário e o ciclo de lavagem e secagem, ajustando com os horários de seus afazeres e a sua rotina.

Lava e Seca encolhe roupas?

A Lava e Seca é segura. Mas, atenção: roupas que não podem ser secas em altas temperaturas não devem ser colocadas na máquina. Por isso, é muito importante sempre ler as informações da etiqueta antes de colocar a roupa para lavar ou secar.

É a etiqueta que vai dar indicativos importantes para você escolher o melhor ciclo de lavagem e secagem da sua roupa. E lembre-se: além de observar a composição do material é preciso interpretar aqueles símbolos das etiquetas. Mas calma, preparamos uma colinha pra te ajudar:

Lava e Seca gasta muita energia e água?

Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria dos modelos de Lava e Seca consome menos água em seus ciclos de lavagem do que as máquinas tradicionais. E se você for comparar o consumo de energia elétrica dessa máquina com o uso simultâneo de uma lavadora e uma secadora de roupas, ela também será mais econômica.

E sempre vale lembrar que na hora da compra é importante se atentar à etiqueta de consumo do produto, como essa da imagem abaixo. Ela vai dar um indicativo de quanta energia vai consumir a Lave e Seca que você está levando para casa.

Como limpar a Lava e Seca

O cuidado com a Lava e Seca deve ser constante, por isso é importante seguir as instruções do fabricante sobre quais os tipos de produtos que você pode usar (líquidos ou em pó) e qual a quantidade correta de cada um, para evitar entupimentos.

Após o uso, limpe sempre o dispenser de sabão, confira o tambor e veja se não ficou nenhum resíduo. Também é bom retirar os pelos que podem ter ficado na parte emborrachada usando um pano úmido ou mesmo as mãos. Outra dica bacana é deixar o tambor da máquina aberto por alguns minutos após o uso, para que ele seque por completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *