Pets

Cuidados com o seu pet no calor

Com o verão cada dia mais perto é importante lembrar que, como nós,  os animais também sofrem com o calor e precisam se refrescar. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas e cuidados que devemos ter com os pets nessa época do ano.

Não esqueça de hidratar seu Pet

manter cachorro hidratado no calor

Dê sempre água limpa e fresca para o seu pet. Isso é necessário para repor o líquido que foi perdido com o suor. Mesmo que você não perceba que seu pet está transpirando, é importante oferecer mais água em dias quentes para garantir que esteja bem hidratado.

Não deixe seu pet sozinho no carro

Não podemos deixar nossos pets sozinhos no carro nem por cinco minutinhos. A temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em 15 minutos, mesmo com as janelas abertas. O ar condicionado também pode ser um perigo, já que além dele desligar sem você perceber, pode fazer seu pet inalar gases tóxicos e trazer riscos sérios.

Passeios em horário com pouco sol

cachorro labrador passeando no parque

Evite os horários mais quentes do dia para sair com seu pet. Os melhores períodos para passear na rua são o início do dia, antes das 10h e o fim da tarde, depois das 16h, quando os raios solares são menos intensos. Mesmo assim, é bom dar preferência para lugares com sombra, árvores e grama, para não queimar as patinhas do seu cachorro.

Sinais de cansaço

Preste atenção se seu pet está ofegante, salivando muito, respirando com dificuldades; se não quer se mover, comer ou beber água! Ao perceber esses sinais, ofereça água fresca e um descanso na sombra. Caso perceba que não teve uma melhora ou que os sinais estão mais fortes, leve seu bichinho para uma clínica veterinária o mais rápido possível.

 Mantenha seu pet tosado         

Diminuir o comprimento dos pelos do seu pet pode ajudar bastante nos dias de calor. Mas cuidado para não exagerar, pois os pelos ajudam a prevenir as queimaduras solares. Para gatos, principalmente os com pelos longos, escovar sua pelagem regularmente já ajuda bastante.

escovar pelo de gatos

Use sua criatividade

Uma alternativa fácil e que faz sucesso com os pets são piscininhas de criança, baldes rasos e largos cheios de água que podem funcionar com pequenas piscinas. Colocar pedras de gelo nas vasilhas onde os bichinhos bebem água também é uma boa ideia para que ela fique fresca por mais tempo. Fazer sorvetes para cachorros e gatos é outra ótima opção: basta colocar suco ou pedaços de frutas, água de coco e até mesmo petiscos e deixar congelar por 5 horas. Eles vão adorar a novidade!