Entretenimento

10 dicas para você tirar boas fotos e gravar vídeos com celular

Hoje, na hora de comprar um celular, tão importante quanto os recursos de telefonia é a qualidade da câmera que ele tem, não é mesmo? Afinal, fazer fotos e vídeos com o celular virou uma mania mundial, uma prática definitivamente incorporada ao dia a dia de todos nós.  Mas será que você está aproveitando todos os recursos que o seu celular oferece para fazer uma boa selfie, fotografar uma paisagem ou filmar aquele encontro de família, por exemplo? Anote aí, e confira. Temos 10 dicas para tornar suas imagens em foto ou vídeo ainda mais atraentes.

Mantenha a lente limpa

Essa é uma regrinha básica. Quantas vezes por dia você pega no seu celular? É de perder a conta, não é? O uso constante do aparelho pode deixar suja a lente da câmera. Além de borrar as fotos e os vídeos, isso pode interferir nos sensores e prejudicar o foco. Assim, antes de fotografar ou filmar, esfregue a câmera do celular na roupa ou passe um paninho limpa-lentes se tiver disponível com você.

Cuide da iluminação

A pessoa, o objeto ou a cena que você quer registrar, em foto ou em vídeo, precisa estar bem iluminada. Você pode até usar flash, mas vai perder um pouco da naturalidade da imagem e criar sombras desnecessárias. A melhor iluminação é a indireta, sem que tenha muita luz em cima do seu alvo. Outro cuidado importante é evitar o contraluz. Se o que você vai fotografar ou filmar estiver com muita luminosidade atrás, a imagem principal ficará escura, como se fosse apenas uma sombra.

Não use o zoom

Evite usar o zoom. Quando você usa esse recurso, você tem a ilusão de que está se aproximando da pessoa ou do objeto que quer registrar. Na verdade, contudo, está apenas tirando um pedaço da imagem, como se tivesse recortando a realidade.  A perda de qualidade da imagem com o uso do zoom pode ser muito grande.

Acerte o foco

Quase todos os celulares têm hoje aplicativos de câmera que ajustam a exposição. É aquele ponto da tela que você toca para ser o foco principal da sua foto. Use isso a seu favor.  Quando você seleciona um ponto na tela, a câmera se ajusta para iluminar corretamente aquele ponto. Sua imagem, assim, será mais limpa exatamente ali, no que é mais importante para você. Para filmar, esse toque também ativa o modo de bloqueio AE/AF (exposição automática/foco automático) o que vai evitar que o foco da imagem fique mudando enquanto você grava.

Grave na horizontal

Para que seu vídeo possa ser visto em tamanho normal na tela de um computador ou TV, grave sempre na horizontal. Isso vai evitar aquelas faixas negras do lado da imagem quando você for exibir. Use o horizonte ou algo que seja uma linha reta como referência para manter tudo nivelado.

Use as duas mãos

Isso parece óbvio, mas pouca gente faz. Se você não segurar o celular com as duas mãos, sua foto ou vídeo têm grandes chances de saírem tremidos.  E perder, assim, a qualidade e o foco.

Ajuste o som

Quando vai gravar um vídeo é importante cuidar do som. Um áudio ruim pode colocar tudo a perder. Se você vai gravar pessoas falando, escolha um ambiente o mais silencioso possível, para que não haja interferências demais. Cuidado com ruídos constantes, como vento ou o barulho de motor, por exemplo. Em ambientes abertos procure se aproximar ao máximo de quem está falando, na medida em que isso não prejudique a imagem, é claro.

Procure o melhor cenário

Preste sempre atenção no que está em volta da pessoa ou do objeto que você quer registrar. Um cenário bem arrumado valoriza em muito as suas fotos ou mesmo os seus vídeos. Além disso, você evita criar situações desagradáveis de mostrar alguma coisa que não deveria estar naquela imagem, não é mesmo?

Escolha o melhor horário

Nem sempre isso é possível, é claro. Os flagrantes acontecem a todo momento. E se você está viajando, tem de seguir o roteiro. Mas você sabia que o final de tarde e as primeiras horas da manhã são os momentos ideais para fotografar e filmar? Isso porque há um maior equilíbrio entre áreas claras e escuras na paisagem. Próximo do meio-dia, quando o sol está a pino, existe uma claridade excessiva e tudo acaba sendo iluminado por igual, o que faz com que a câmera tenha mais dificuldade em definir contrastes

Edite suas fotos e vídeos

Os programas de edição estão cada vez mais sofisticados nos recursos que oferecem e mais simples na forma de operar. Trabalhar os tons de cores, o brilho, o corte, são opções que podem deixar sua foto ou vídeo ainda mais bonitos. Sem falar nos emojis e recursos gráficos que você pode acrescentar às imagens, dependendo do seu objetivo, claro, para torná-las mais divertidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *